Notícias

Rede pública estadual do Piauí acumula mais de 15 mil medalhas em olimpíadas do conhecimento entre 2024 e 2025

Avanço é atribuído à consolidação do ensino integral e técnico.

Dados divulgados pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) revelam que os estudantes da rede pública estadual do Piauí conquistaram 15.283 medalhas em olimpíadas do conhecimento entre 2024 e 2025. Apenas em 2025, foram 10.531 premiações, número que representa um salto significativo em relação ao ano anterior e consolida uma tendência de crescimento nas participações e resultados em competições acadêmicas.

O secretário da Educação, Rodrigo Torres, avalia que os números refletem um movimento mais amplo de reorganização da rede estadual. “Estamos criando cada vez mais oportunidades para que os estudantes participem de olimpíadas de conhecimentos. Os bons resultados nas olimpíadas sempre indicam para a gente que a tendência é ter um bom resultado também no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e em provas nacionais. E é isso que a gente tem visto com essa melhoria da educação”, afirmou.

Foto: Gabriel Paulino

Na 19ª Gerência Regional de Educação (GRE), o resultado também foi expressivo: 499 medalhas conquistadas em 309 olimpíadas. Para a gerente regional Marlene Lima, o envolvimento das escolas foi decisivo. “Tivemos muitas medalhas de ouro, prata e bronze, além de menções honrosas. E o que mais nos empolgou na 19ª GRE é que as escolas assimilaram a cultura de inscrever os alunos nas olimpíadas do conhecimento, o que se tornou um avanço, principalmente na área de matemática. E este ano vamos continuar mais ainda incentivando nossas escolas, nossos estudantes a participarem das olimpíadas do conhecimento”, destacou.

Entre os medalhistas está Mariana Mazur, aluna do terceiro ano do Centro Educacional de Ensino Integral (Ceti) João Henrique. Em 2025, ela conquistou medalhas de prata na Olimpíada Mandacaru de Matemática e no Torneio de Matemática das Escolas Estaduais (TME²), além de bronze na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e menção honrosa na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Também obteve 940 na redação do Enem e 809 em matemática.

Foto: Gilza Beatriz Aires.

Além do desempenho em olimpíadas, o Piauí também tem avançado em indicadores ligados ao Enem, à formação técnica e à inovação pedagógica. Entre 2022 e 2025, o estado registrou um aumento de 43% nas inscrições no exame, e teve, proporcionalmente, o maior número de redações com nota acima de 950 no Enem 2024. A rede estadual também lidera o país em percentual de matrículas no ensino profissional e técnico integrado ao ensino médio, ampliando o acesso à formação voltada para o mundo do trabalho.

Compartilhar:

Mais notícias