Notícias

Agricultores familiares comemoram vendas no retorno do projeto Quitanda

Projeto da Secretaria da Agricultura Familiar promove a comercializado de produtos do campo.

A Quitanda da Agricultura Familiar movimentou o Espaço Rosa dos Ventos, na Universidade Federal do Piauí (UFPI), na manhã deste domingo (25), reunindo agricultores familiares, consumidores e parceiros na primeira edição de 2026 do projeto promovido pela Secretaria da Agricultura Familiar (SAF). A iniciativa, que integra a Feirinha Verde, reforça o incentivo à comercialização direta de produtos do campo, valorizando o produtor rural, gerando renda e estimulando o consumo de alimentos saudáveis.

O público aproveitou a variedade de verduras, legumes e alimentos naturais disponíveis. A assistente social Lucileide Luz é frequentadora assídua da feira e destacou a qualidade dos produtos. “Eu compro sempre aqui na feirinha, os produtos maravilhosos da agricultura familiar, e hoje estou aqui fazendo a feira, comprei alface, rúcula e cheiro verde, as melhores verduras, produto de qualidade”, afirmou.

De acordo com o superintendente de Comercialização da SAF, Ilan Cunha, a proposta é aproximar cada vez mais os agricultores do consumidor final. “Estamos iniciando nesse ano as ações da Quitanda da Agricultura Familiar, em uma parceria com a Feirinha Verde, esse projeto que é tão importante onde os agricultores têm acesso diretamente ao mercado consumidor, não só aqui na Feirinha Verde, mas em vários eventos que participamos em condomínios, órgãos públicos e empresas”, explicou.

Quitanda da Agricultura Familiar retornou neste domingo (25) (Foto: Geirlys Silva / SAF)

Ilan Cunha também ressaltou a importância social e econômica da iniciativa. “A Quitanda é muito importante para promover acesso dos agricultores familiares ao mercado consumidor, gerando renda e oportunidade de desenvolvimento e crescimento para essas famílias. E quem compra tem acesso a produtos de qualidade oriundos da agricultura familiar”, completou.

Para quem produz, o retorno da Quitanda representa renda e esperança. A agricultora familiar Josefa Soares, da horta do Itararé, comemorou o reencontro com os clientes. “Todo mundo com o sorriso aqui, todo mundo alegre, por causa do retorno da nossa feira, que é uma feira muito gratificante pra todos nós, tanto da zona urbana como da zona rural, o cliente já sabendo da feira, cedo já tá aqui presente. Os clientes também estavam sentindo falta da feira”, relatou.

A Quitanda da Agricultura Familiar conta com a participação de coletivos de Teresina e de municípios próximos, como União, José de Freitas e Altos, fortalecendo a integração entre campo e cidade e consolidando o projeto como um espaço de valorização da produção local e da agricultura familiar. A próxima edição da Quitanda na Feirinha Verde está marcada para o dia 8 de fevereiro.

Quitanda da Agricultura Familiar (Foto: Geirlys Silva / SAF)

Compartilhar:

Mais notícias