Notícias

SoberanIA avança e Governo do Piauí prepara IA para apoiar trabalho de servidores estaduais

Iniciativa combina dados públicos, infraestrutura e capacitação para melhorar serviços ao cidadão.

O projeto SoberanIA inicia, em 2026, uma fase de aplicação prática no serviço público, com a disponibilização de uma ferramenta de inteligência artificial do Governo do Piauí para uso dos servidores estaduais. De acordo com o secretário de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação, André Macedo, ao longo de 2026, soluções apoiadas no banco de dados do SoberanIA devem ser disponibilizadas para os servidores, abrindo caminho para o desenvolvimento de novas ferramentas e programas.

“Estamos qualificando os nossos servidores e, este ano, vamos disponibilizar uma IA do governo para a utilização por parte deles para otimizar o serviço público. Formamos pessoas, infraestrutura, dados e agora esse é o ano das aplicações”, afirmou.

Apresentado como a “IA do Governo do Piauí”, o SoberanIA é uma tecnologia voltada a compreender e responder em português, com foco em agilizar rotinas administrativas e apoiar a organização do trabalho. A expectativa, segundo o gestor, é que soluções desenvolvidas a partir do projeto cheguem ao cotidiano da administração pública, ampliando a eficiência e a qualidade do atendimento ao cidadão.

Macedo explicou que a soberania em IA depende do domínio de etapas estratégicas, como criação e guarda de dados, desenvolvimento tecnológico e infraestrutura. “Só se tem soberania, falando em inteligência artificial, com esses componentes todos”, disse. Ele acrescentou que, além da tecnologia, o componente humano é central para garantir uso responsável e efetivo.

De acordo com o secretário, o projeto opera com cerca de 350 bilhões de tokens, unidade usada por modelos de linguagem para processar e gerar textos. Ele afirmou ainda que a estrutura do SoberanIA foi construída a partir de dados públicos do Governo do Estado, com foco em governança e mitigação de riscos relacionados à proteção de dados e à guarda de informações do cidadão.

Capacitação e governo digital

Dentre as ações da SIA, o secretário André Macedo destacou que o Estado já capacitou mais de 700 servidores em um curso voltado ao uso ético e responsável da inteligência artificial, por meio do programa CapacitIA, realizado em parceria com a Secretaria da Administração, via Escola de Governo. A iniciativa deve se expandir neste ano para o interior.

Ele ainda ressaltou que a SIA também trabalha com ações de inclusão tecnológica e autonomia digital para ampliar o acesso da população aos serviços públicos online. A proposta, segundo o órgão, é reduzir barreiras de uso, aumentar a confiança e estimular o aproveitamento de soluções já disponíveis. “A orientação do governador Rafael Fonteles é não deixar ninguém para trás”, acrescentou.

Compartilhar:

Mais notícias