O Governo do Estado, por meio da Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e da Empresa de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (Etipi), estão desenvolvendo um sistema digital de reserva de passagem de ônibus para os beneficiários do Passe Livre Intermunicipal.
Em breve, o serviço será integrado ao Gov.pi Cidadão, disponível no site e no aplicativo, para facilitar o acesso ao transporte para quem tem direito à gratuidade, por meio da carteira que também é emitida de forma digital.
Por meio desse serviço, o cidadão poderá solicitar viagens, acompanhar o status da solicitação e acessar o bilhete digital, que contará com QR Code para validação no momento do embarque, garantindo mais segurança e controle no uso do benefício.

O Passe Livre Intermunicipal é um benefício garantido por lei que assegura o deslocamento entre as cidades do Piauí, de forma gratuita, para pessoas com deficiência cuja renda familiar per capita seja de até um salário mínimo. Atualmente, cada ônibus deve oferecer duas vagas de passe livre por viagem, onde as passagens devem ser retiradas antecipadamente apresentando a carteirinha na empresa de transporte.
De acordo com o secretário da Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, “o objetivo do sistema de reserva digital é facilitar a vida das pessoas com deficiência e suas famílias, que agora não vão mais precisar sair de casa para adquirir as passagens, facilitando o acesso e gerando mais conforto”, disse o gestor.

Para o presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí, Ellen Gera, esse serviço digital representa um avanço muito importante na forma como o Estado garante direitos. “Quando levamos o Passe Livre Intermunicipal para o Gov.pi Cidadão, estamos dizendo que a tecnologia pode, acima de tudo, facilitar a vida das pessoas, especialmente de quem mais precisa. A Etipi tem o compromisso de desenvolver soluções que sejam acessíveis, seguras e simples de usar. Com esse sistema, a pessoa com deficiência ganha mais autonomia, não precisa mais se deslocar até uma empresa de transporte para garantir sua passagem e passa a ter todo o processo na palma da mão. É tecnologia a serviço da inclusão, ampliando direitos e mostrando que o governo digital do Piauí está cada vez mais próximo do cidadão”, afirmou o gestor.
Como solicitar o Passe Livre Intermunicipal
– Acesse pidigital.pi.gov.br ou faça o download do aplicativo Gov.pi Cidadão;
– Faça login com o ID Piauí ou gov.br;
– Vá em Serviços → Seid-PI → Obter Passe Livre Intermunicipal;
– Clique em Acessar o serviço digital;
– Preencha os dados pessoais e de endereço;
– Anexe os seguintes documentos (PDF, JPEG ou PNG):
- Foto 3×4;
- RG e CPF (ou certidão de nascimento);
- Documentos de curatela ou tutela (se aplicável);
- Comprovante de residência e de renda;
- Laudo médico (com CID da deficiência e indicação de acompanhante);
- Documentos do acompanhante (RG e CPF, frente e verso), caso necessário.
O prazo de análise é de até 90 dias úteis.