Notícias

Defesa Civil intensifica monitoramento após chuvas intensas em diversas regiões do Piauí

A Sedec segue monitorando as condições meteorológicas, utilizando dados de órgãos federais e modelos internacionais.

A Secretaria de Estado da Defesa Civil do Piauí (Sedec) monitorou de forma contínua as condições atmosféricas nas últimas 72 horas e, em consonância com os alertas emitidos por autoridades federais, mantém o estado em condição de alerta para municípios do norte piauiense e parte do Centro-Norte.

De acordo com o diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil, Werton Costa, o alerta emitido, nas últimos dias, foi direcionado principalmente para as regiões da Planície Litorânea, Território dos Cocais, Território dos Carnaubais e parte do Território Entre Rios. A decisão teve como base informações meteorológicas consistentes que indicavam a aproximação vigorosa da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema responsável pela formação de instabilidades no Nordeste nesta época do ano. “Além da ZCIT, havia a atuação de um vórtice ciclônico, que potencializou a ocorrência de instabilidades, concentrando chuvas entre o Vale do Guaribas e a Planície Litorânea”, explicou Werton Costa.

Diante desse cenário, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta laranja, indicando alto risco. A partir disso, a Defesa Civil estadual realizou o mapeamento dos municípios mais vulneráveis e iniciou o envio de alertas via SMS para diversas localidades, com destaque para Parnaíba, Porto, Luzilândia, Esperantina, Piripiri, Teresina, União e Picos.

Foto: Ascom Sedec

Os volumes de chuva previstos se confirmaram e, em algumas regiões, superaram as expectativas. Na Planície Litorânea, os acumulados chegaram próximo de 200 mm. No Território dos Cocais, foram registrados volumes entre 50 e 80 mm. Já no Território Entre Rios, os acumulados ficaram em torno de 50 mm, enquanto nas regiões do Vale do Sambito e do Vale do Guaribas os registros variaram entre 30 e 40 mm em um intervalo inferior a 24 horas, caracterizando precipitações expressivas.

Segundo a Defesa Civil, os alertas enviados tiveram retorno positivo da população, reforçando a importância da comunicação preventiva para a redução de riscos e danos.

A Defesa Civil do Piauí segue monitorando as condições meteorológicas em parceria com meteorologistas, utilizando dados de órgãos federais e modelos internacionais. As previsões apontam para um mês de fevereiro com chuvas irregulares e mal distribuídas, o que aumenta a possibilidade de eventos extremos, como chuvas concentradas, ventos fortes e descargas elétricas.

O órgão reforça a recomendação para que a população acompanhe as previsões do tempo, mantenha-se atenta aos alertas emitidos e adote medidas preventivas sempre que necessário.

Foto: Ascom Sedec

Medidas de segurança
  • Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda
  • Evite áreas de alagamento e enxurradas
  • Não trafegue em ruas inundadas
  • Redobre atenção em encostas e locais historicamente vulneráveis
  • Busque abrigo em locais seguros ao perceber a aproximação de tempestades
  • Evite permanecer em áreas abertas, como campos e praias
  • Não se abrigue debaixo de árvores, estruturas metálicas ou postes
  • Desconecte aparelhos elétricos da tomada durante tempestades
  • Se estiver conduzindo, permaneça dentro do veículo, com portas e janelas fechadas
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil do seu município

Compartilhar:

Mais notícias