Notícias

Rede estadual do Piauí transforma realidades e leva filhos de trabalhadores rurais à universidade

Para secretário, resultados evidenciam o impacto direto das políticas educacionais implementadas no Piauí, especialmente no interior do estado.

A estudante da rede estadual do Piauí, Kauane de Brito Veras, de 17 anos, celebra a aprovação no curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), campus Parnaíba. A conquista simboliza a realização de um sonho que ultrapassa o individual e alcança toda a sua família.

Aluna do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Augustinho Brandão, em Cocal dos Alves, Kauane é filha dos trabalhadores rurais Marinalda Brito e Bento Brito. Ela conta que cursar Enfermagem sempre foi seu objetivo desde o início do Ensino Médio e descreveu a emoção ao conferir o resultado da chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2026.

“Foi uma sensação de vitória e de missão cumprida. Meus pais ficaram muito emocionados, e ver a felicidade no rosto deles me fez entender que todo o caminho que percorri valeu a pena. Eles não tiveram as oportunidades que eu tive, e hoje posso dar esse orgulho a eles”, afirmou.

A estudante destacou que a preparação foi determinante para a aprovação e ressaltou o papel das ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc). Kauane participou das revisões do Pré-Enem Seduc e utilizou o Canal Educação como apoio nos estudos. “O material didático do Pré-Enem Seduc + Pré-Saeb me ajudou bastante e contribuiu para melhorar meu desempenho escolar. Além disso, o empenho diário dos meus professores fez toda a diferença. Eles sempre estavam atentos e dispostos a apoiar quem precisava”, relatou.

Outra história que simboliza a transformação promovida pela Educação Pública vem do Sul do estado. Pedro Emílio de Brito Feitosa, de 18 anos, estudante do Ceti Padre José de Anchieta Cortez, em Colônia do Gurguéia, conquistou uma vaga no curso de Direito da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), campus Pirajá. Filho do trabalhador rural Edivaldo Feitosa e da trabalhadora doméstica Marcilene de Brito Porto, Pedro sempre teve o desejo de seguir carreira na área jurídica. “Sempre me identifiquei muito com a área de Humanas. Nunca pensei em uma segunda opção”, contou.

Conciliando os estudos com o trabalho, Pedro afirma que a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi intensa e contou com o apoio de diversas iniciativas educacionais. Além das revisões do Pré-Enem Seduc + Pré-Saeb, o estudante participou da Olimpíada Estadual de Língua Portuguesa (OLINPI) e do Torneio de Matemática das Escolas Estaduais do Piauí (TME²).

“Sempre estudei em escola pública, com professores muito qualificados nas áreas de Linguagens e Matemática. Participei de duas revisões do Pré-Enem Seduc + Pré-Saeb em Bom Jesus, que contribuíram bastante para minha preparação. A OLINPI ajudou na produção textual, e o TME² trouxe estratégias importantes para a matemática. Agora estou colhendo resultados muito positivos”, destacou.

Para o secretário de Estado da Educação, Rodrigo Torres, histórias como as de Kauane e Pedro Emílio evidenciam o impacto direto das políticas educacionais implementadas no Piauí, especialmente no interior do estado.

“É motivo de grande satisfação ver jovens filhos de trabalhadores rurais e de famílias simples chegando às universidades e tendo oportunidades que seus pais não tiveram. A educação pública tem o poder de transformar realidades e mudar a trajetória de famílias inteiras. É esse futuro que queremos construir, como defende o governador Rafael Fonteles: uma educação que gera oportunidades, reduz desigualdades e garante que ninguém fique para trás”, ressaltou o secretário.

Compartilhar:

Mais notícias