Notícias

Em Cabo Verde, Piauí avança na cooperação internacional com presença em agenda digital da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

Durante o evento foi formaliza uma cooperação estruturada em inovação, tecnologia e empreendedorismo, na cidade da Praia, capital do país.

Ao longo da semana, o escritório da Investe Piauí em Lisboa, Portugal, participou de uma agenda institucional em Cabo Verde, onde reforçou pontes com o ecossistema africano de tecnologia e inovação e no espaço da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O ponto alto da missão foi a assinatura de um Memorando de Entendimento, que formaliza uma cooperação estruturada em inovação, tecnologia e empreendedorismo, na cidade da Praia, capital do país.

A agenda incluiu visitas técnicas ao TechPark Cabo Verde, Parque Tecnológico Arquipélago Digital de Cabo Verde, e ao Ministério da Economia Digital, o que permitiu à comitiva conhecer de perto um ambiente considerado amplo, estruturado e estratégico para a transformação digital do país. O diretor comercial para Mercados Europeus da Investe Piauí, Daniel Martins, que representa a Investe no evento, explica que Cabo Verde, especialmente a capital Praia, vem se consolidando como um polo emergente da economia digital no eixo africano e atlântico, com uma estratégia clara de atração de investimentos, desenvolvimento de talentos e estímulo a startups de base tecnológica.

Foto: Ascom Investe Piauí

Como resultado direto dessa articulação, a Investe Piauí assinou o Memorando de Entendimento ao lado da Confederação Empresarial da CPLP e da Start CPLP. Para Daniel Martins, o acordo simboliza a expansão da atuação internacional do Piauí e da Start CPLP para o continente africano, tendo Cabo Verde como base estratégica dessa presença. A iniciativa se dá em articulação com a sede institucional da Start CPLP em Lisboa e em parceria com o TechPark Cabo Verde, considerado o eixo central da estratégia Cabo Verde Digital.

Segundo o diretor, a cooperação representa um movimento de longo prazo, alinhado à visão de desenvolvimento do estado. “O que estamos construindo aqui vai além de um acordo institucional. Trata-se de posicionar o Piauí dentro de uma rede internacional de inovação, conectando talentos, startups e políticas públicas a mercados estratégicos da Europa e da África”, destacou.

O protocolo foi firmado pela Investe Piauí, por meio do seu setor internacional em Lisboa, representada por Daniel Martins; pela Start CPLP, representada pelo diretor Higor Esteves; e pela Confederação Empresarial da CPLP, representada pela presidente Nelma Fernandes. No âmbito do memorando, a Investe Piauí atuará em parceria com a subsidiária da Investe; o Piauí Instituto de Tecnologia e com a Startup Piauí, programa do PIT, a fim de fortalecer programas estruturantes do estado.

Entre as iniciativas prioritárias estão o programa do governo do estado Piauí Saúde Digital e projetos voltados à soberania tecnológica, ao desenvolvimento de capacidades em inteligência artificial e à integração com mercados europeus. Daniel Martins explica que o acordo cria condições concretas para transformar cooperação em resultados.

Para o diretor, ao estabelecer bases sólidas para ampliar a cooperação internacional, estimular o empreendedorismo e fortalecer a integração econômica entre países de língua portuguesa, a agenda em Cabo Verde reforça uma estratégia clara: “fazer do Piauí um território competitivo, conectado e protagonista na nova economia digital. Em bom português corporativo, é o tipo de movimento que gera valor, escala impacto e antecipa o futuro”.

Foto: Ascom Investe Piauí

Compartilhar:

Mais notícias