A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) elaborou um e-book para orientar os gestores municipais piauienses quanto ao novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS). O material também auxiliará na padronização dos processos de trabalho das equipes da Estratégia Saúde (SB), da Família (ESF), Saúde Bucal e multiprofissionais (E-Multi).
“Esse guia prático visa fortalecer o novo modelo de financiamento APS no nosso estado, orientando os gestores como melhorar o desempenho das equipes em relação aos indicadores exigidos pelo Ministério da Saúde, melhorando a qualidade do serviço prestado à população”, explica o secretário estadual da Saúde, Dirceu Campêlo.

O e-book também detalha os critérios de classificação do desempenho, que pode variar entre regular, bom e ótimo. Essa classificação é determinante para o valor do repasse financeiro recebido pelos municípios, conforme as regras estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

O documento, elaborado pela Gerência de Atenção Primária à Saúde (GAPS) da Sesapi, ficará disponível no site do órgão e será apresentado aos gestores municipais na próxima reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), ocasião em que será disponibilizado de forma digital para todas as equipes APS do estado.
“O material apresenta de forma didática o passo a passo para registro das ações realizadas pelas equipes no sistema e-SUS. Além disso, traz orientações sobre boas práticas que contribuem diretamente para o desempenho das equipes nos indicadores avaliados”, explica Bhassia Barroso, gerente de Atenção Primária da Sesapi.
Confira AQUI o documento.