Durante entrevista para veículo de mídia nacional, nesse domingo (1º), o governador Rafael Fonteles destacou a tecnologia como um dos eixos principais da gestão estadual, integrada à educação, à segurança pública e à saúde, sendo premiado como o estado mais digital do Brasil em 2025 no índice ABEP-TIC, com 511 serviços públicos digitais. Segundo o governador, a prioridade é preparar a população para as transformações tecnológicas e, ao mesmo tempo, utilizar a inovação para melhorar a prestação dos serviços públicos em todo o estado.

Na área da educação, o governador ressaltou a formação tecnológica como política estruturante. Todas as escolas de ensino médio do Piauí funcionam em tempo integral e oferecem educação profissional e técnica, com destaque para a área de tecnologia. De acordo com Rafael Fonteles, cerca de 50 mil estudantes do estado já estão em formação na área de tecnologia ainda no ensino médio, sendo, inclusive, o primeiro território das Américas a incluir a disciplina de inteligência artificial como componente obrigatório da grade curricular das escolas públicas da Educação Básica.
A conectividade tem sido fundamental para viabilizar esse modelo. O governador afirmou que 93% das escolas do estado já contam com laboratório de informática e internet de alta velocidade, o que permite a implementação de conteúdos tecnológicos e o uso de ferramentas digitais no processo de ensino-aprendizagem.

O governador também frisou que a tecnologia tem sido utilizada como instrumento de segurança pública. Fonteles citou o uso de bases de dados integradas para combater o roubo de celulares no estado, a partir do cruzamento de informações entre os órgãos de segurança e o Judiciário. “O Piauí mapeou todos os boletins de ocorrência de roubo de celular. Lá constava o IMEI, número de identificação único, e esse conjunto de dados foi enviado para o Poder Judiciário, que determinou, a pedido nosso, que as operadoras informassem quais linhas estariam utilizando esses aparelhos”, afirmou.

Na área da saúde, o governador destacou o Piauí Saúde Digital como uma das principais iniciativas de inovação, com a oferta de serviços de telessaúde em todos os municípios piauienses. Desde a implementação, o programa registrou mais de 1,2 milhão de atendimentos. Segundo o governador, a política amplia o acesso da população aos serviços de saúde e reforça o papel da tecnologia como aliada do desenvolvimento social, educacional e da melhoria da qualidade de vida no estado.