Notícias

Piripiri será sede nordestina na comemoração de 15 anos do Programa Academia da Saúde do Governo Federal

Atualmente o Piauí conta com 87 polos credenciados junto ao Ministério da Saúde, distribuídos em 63 municípios.

O Piauí foi selecionado como sede representante da região Nordeste para a comemoração dos 15 anos do Programa Academia da Saúde (PAS). A comemoração será realizada no dia 10 de março e busca reforçar a importância da estratégia de promoção da saúde e produção do cuidado que funciona com a implantação de espaços públicos conhecidos como polos onde são ofertadas práticas de atividades físicas para população. O município de Piripiri foi selecionado para sediar o evento.

Os polos fazem parte da rede de Atenção Primária à Saúde e são dotados de infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados. Atualmente, o Piauí conta com 87 polos credenciados junto ao Ministério da Saúde, distribuídos em 63 municípios.

O Ministério da Saúde selecionou uma sede em cada uma das regiões do país para a celebração de 15 anos do programa. O processo de seleção considerou aspectos técnicos, estruturais e operacionais, visando garantir as melhores condições para o desenvolvimento das atividades propostas.

Entre os pontos analisados para a seleção estão a organização, funcionamento regular e impacto positivo de seus polos do programa na melhoria da qualidade de vida da população. Verificando se os polos implantados no município atendem integralmente aos requisitos técnicos exigidos pelo Ministério da Saúde, Adequação de distância e cobertura territorial, garantindo acesso equitativo à população.

“Piripiri é destaque nacional com reconhecimento pela organização, funcionamento regular e impacto positivo de seus polos do programa na melhoria da qualidade de vida da população. A escolha de Piripiri como sede nordestina da comemoração representa não apenas o reconhecimento de uma experiência exitosa, mas também uma oportunidade estratégica de fortalecer o programa na região no âmbito do Sistema Único de Saúde.”, fala Gisela Brito, referência técnica do programa academia da saúde e incentivo de atividade física.

Compartilhar:

Mais notícias