A Secretaria da Fazenda do Piauí participa, nesta quarta-feira (4), em Brasília (DF), do Workshop Profisco III Municipal, evento de grande relevância para discutir o impacto da reforma tributária nos entes federativos, organizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Representada pelo superintendente de Gestão da e presidente da Comissão de Gestão Fazendária (Cogef), a Sefaz-PI integra o encontro que tem como objetivo debater estratégias, desafios e oportunidades para o fortalecimento da gestão fiscal, no contexto da modernização administrativa e da reforma tributária.
O evento segue até quinta-feira (5) e reúne autoridades, especialistas e representantes institucionais de todo o país para um diálogo estratégico e técnico sobre o Programa de Apoio à Gestão dos Fiscos do Brasil (Profisco III), linha de crédito do BID voltada ao financiamento de projetos de modernização da administração tributária, financeira e patrimonial, com foco no aumento da receita própria, da eficiência da gestão e da transparência pública.

“Este workshop é um espaço estratégico para o alinhamento entre União, estados e municípios diante dos desafios impostos pela Reforma Tributária e pela modernização da gestão pública. A participação da Sefaz-PI nesse debate reforça o nosso compromisso com a inovação, com o aprimoramento contínuo da gestão fiscal e com a construção de soluções integradas que beneficiem diretamente a sociedade”, disse o superintendente de Gestão da Sefaz-PI e presidente da Cogef, Cristovam Cruz.

Com uma programação que inclui palestras, painéis e mesa-redonda, o workshop discute temas como os desafios da gestão fiscal municipal diante da Reforma Tributária; o papel do Profisco no fortalecimento da gestão fiscal, a partir das lições aprendidas pelos estados; e as perspectivas do programa para os municípios.

Também estão na pauta debates sobre o Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros (PNAFM), reconhecido como uma experiência bem-sucedida na modernização da gestão municipal; além da evolução das iniciativas de modernização da gestão fiscal dos estados, do Programa Nacional de Apoio à Administração Fiscal para os Estados Brasileiros (PNAFE) até chegar ao Profisco.
O encontro aborda ainda o Profisco III como marco de referência do programa, suas modalidades de financiamento voltadas aos municípios, bem como discussões relacionadas ao uso de tecnologias e inovações aplicadas à gestão fiscal.