A Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi), em parceria com a Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS), realiza, nesta quinta-feira (5), reunião de atualização de incorporação no SUS do nirsevimabe, vacina que amplia a proteção contra o vírus sincicial respiratório (VSR). No encontro também será tratado sobre o fortalecimento da vacinação nas maternidades do Piauí. O evento terá início às 8h e será realizado no auditório do Espaço Rosa dos Ventos, na Universidade Federal do Piauí (UFPI).
O evento reunirá profissionais que atuam na rede estadual de imunização e em maternidades do Piauí. O objetivo principal é garantir a capacitação de profissionais quanto ao uso do novo imunizante que será incorporado na rede, bem como trabalhar estratégias para melhorar os índices de vacinação dentro do ambiente das maternidades.
O novo imunizante é um anticorpo monoclonal indicado para a prevenção de infecções causadas pelo vírus sincicial respiratório, o principal vírus responsável por bronquiolite e outras infecções respiratórias graves em recém-nascidos e crianças até 2 anos de idade.

“Esse momento é essencial para que nossas equipes consigam manter a qualidade no serviço de imunização da população piauiense. Vamos trabalhar com os colaboradores sobre a vacina, Introdução aos Sistemas de informações do SUS – Sies, SIPNI E eSUS-PEC: cadastro, registros e monitoramento. Tudo para que os índices de vacinação continuem melhorando no estado”, fala a coordenadora de Imunização da Sesapi, Barbara Pinheiro.
