O governador Rafael Fonteles participou, nesta sexta-feira (6), do Dia de Campo da Fazenda Ipê, do Grupo Insolo, localizada no município de Baixa Grande do Ribeiro, no sul do Piauí. O evento chegou à sua oitava edição com recorde de público, reunindo mais de 3 mil inscritos entre produtores rurais, empresários, técnicos, pesquisadores e representantes de instituições públicas e privadas ligadas ao agronegócio.
Durante a visita, o governador destacou o protagonismo do Cerrado piauiense no cenário nacional da produção agrícola, ressaltando não apenas o volume de grãos produzido, mas o nível de tecnologia, gestão e inovação adotado nas fazendas da região. “O Cerrado piauiense já é uma referência nacional, não apenas pela quantidade de grãos, mas sobretudo pela qualidade das fazendas instaladas aqui. A Insolo é referência em tecnologia, gestão e inovação. E o papel do poder público é apoiar, garantir infraestrutura e qualificação de mão de obra para que o nosso estado siga no caminho do desenvolvimento”, afirmou o governador.

Rafael Fonteles ressaltou ainda que esta foi a quarta vez, durante seu mandato, que participa do Dia de Campo promovido pelo grupo, além de marcar presença em eventos semelhantes realizados em outras propriedades do estado. Para ele, a iniciativa simboliza o alinhamento entre o poder público e o setor produtivo. “É um trabalho conjunto entre o governo e o agronegócio para desenvolver o Piauí e gerar oportunidades para o nosso povo”, completou.
O presidente do conselho administrativo do Grupo Insolo, Ricardo Faria, destacou a importância de abrir as porteiras da fazenda para a sociedade e mostrar os avanços obtidos na região. “É sempre importante trazer a comunidade para ver como essa região vem se desenvolvendo. Nos últimos anos, houve uma melhora significativa na renda e na qualidade de vida das pessoas por conta do agronegócio. Nosso negócio só vem crescendo e estamos trabalhando cada vez mais na agregação de valor”, afirmou.

Friago no Piauí
Durante o evento, também foram ressaltados os novos empreendimentos que estão sendo implantados no sul do Piauí, com foco na industrialização da produção agrícola. Entre eles estão a primeira usina de etanol de milho em Uruçuí e a instalação da Friago, uma das maiores empresas produtoras de frango do país, que contará com frigorífico no município. As iniciativas ampliam a cadeia produtiva, agregando valor à produção de grãos e gerando empregos diretos e indiretos.
O senador Marcelo Castro destacou que o momento representa uma nova fase para o agronegócio piauiense. “Agora, além de produzir soja e grãos, vamos produzir etanol e proteína animal, agregando valor e gerando empregos de qualidade. Isso se reflete diretamente na melhoria de vida da população”, afirmou.

O secretário estadual de Agronegócio e Empreendedorismo Rural, Fábio Xavier, também enfatizou a relevância do Grupo Insolo para a economia estadual. Segundo ele, o grupo possui cerca de 250 mil hectares plantados no Piauí e mantém compromisso com o Governo Federal de destinar 1% de suas terras ao cultivo de arroz, o que equivale a aproximadamente 20% do consumo do estado. “É um grupo estratégico para o desenvolvimento do Piauí e é uma satisfação participar do oitavo Dia de Campo da Insolo, que representa um dos motores da economia brasileira”, declarou.














