A Secretaria dos Esportes do Piauí (Secepi) apresentou, nessa quinta-feira (5), o projeto dos Jogos Escolares Piauienses (JEPIs) 2026 para a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A reunião marca mais uma etapa decisiva do processo de alinhamento entre as duas pastas para a realização do maior campeonato escolar do estado.
O encontro, realizado anualmente, tem como finalidade apresentar o projeto completo dos jogos, com dados técnicos, formato, cronograma e estimativas de participação, permitindo que as secretarias façam ajustes e validem conjuntamente a proposta. A iniciativa garante integração institucional e organização antecipada para todas as etapas da competição.
Os JEPIs têm como principal objetivo promover a interação social e esportiva entre os estudantes, ampliar o acesso à prática de diferentes modalidades e contribuir para o desenvolvimento físico, técnico e tático dos jovens atletas.
Além disso, os jogos cumprem papel estratégico na descoberta de talentos, a exemplo da medalhista olímpica Sarah Menezes, que iniciou sua trajetória esportiva nos Jogos Escolares.
Uma das mudanças mais significativas dos últimos anos foi a reformulação do formato da competição, que passou a incluir escolas das redes municipal, estadual, particular e do Instituto Federal do Piauí (IFPI). Antes, apenas escolas estaduais participavam. A ampliação consolidou-se como uma meta atingida, refletindo diretamente no crescimento do número de participantes.
Outro avanço importante foi a integração das Paralimpíadas Escolares aos JEPIs, o que ampliou a visibilidade, o alcance e a inclusão do evento. Desde o início desse novo ciclo, em 2023, quando o Piauí levou 19 competidores para etapas nacionais em duas modalidades (natação e atletismo), o crescimento tem sido expressivo. Em 2025, o estado contou com 37 paratletas em competições nacionais, disputando cinco modalidades.

Os Jogos Escolares Piauienses são voltados a estudantes-atletas com idades entre 12 e 17 anos, das redes municipal, estadual, particular e do IFPI, incluindo competidores com deficiência.
Para o secretário de Educação, Rodrigo Torres, o planejamento conjunto é essencial para o sucesso do evento. “É uma reunião importante com a Secretaria dos Esportes para fazermos o planejamento dos Jogos Escolares Piauienses e também dos Jogos das Escolas Públicas do Piauí (JEPEPIs), além das etapas nacionais. Todos os anos participamos dessa grande mobilização, que começa nas escolas, passa pelas etapas municipais, regionais, estaduais e chega às competições nacionais. Nossa expectativa é realizar a maior edição dos jogos escolares”, destacou.
A secretária dos Esportes, Josiene Campelo, reforçou a importância do alinhamento institucional para o crescimento contínuo do evento. “Alinhamos o maior projeto da Secretaria dos Esportes, o maior evento esportivo escolar do Piauí, para que a cada ano possamos fazer ainda melhor e trazer grandes resultados para o nosso estado. A cada edição, o evento cresce, assim como os nossos resultados. Com o aumento das cidades-polo, a expectativa é atingir cerca de 27 mil estudantes-atletas, superando os aproximadamente 23 mil participantes do ano passado”, afirmou.
De acordo com Adriano Dias, da Diretoria de Desporto Escolar da Secepi, o cronograma já está definido para a próxima fase. “Realizaremos a etapa polos nos meses de maio e junho, em 12 polos distribuídos pelos 12 territórios de desenvolvimento do estado. Será uma grande oportunidade para que alunos-atletas se destaquem, revelem talentos e avancem na busca por medalhas para o Piauí no Brasil e no mundo”, concluiu.
