Notícias

Técnicos da Agência Francesa de Desenvolvimento e Seplan visitam litoral para tratar sobre obras de requalificação da orla da Praia de Atalaia

As ações integram o Programa Piauí Verde e Sustentável, em parceria com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD)

Equipes da Secretaria do Planejamento do Piauí (Seplan) e da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) estiveram em Luís Correia, de 2 a 6 de fevereiro, para missão técnica do Programa Piauí Verde e Sustentável. Na agenda, foram realizadas visitas técnicas e diálogos com comunidades locais. A programação incluiu a Praia de Atalaia, a Prefeitura de Luís Correia e órgãos ligados à preservação ambiental da região.

As visitas iniciaram na quarta-feira, 4 de fevereiro, com passagens pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e pela Associação das Marisqueiras e Filetadeiras de Luís Correia. A proposta foi realizar escutas qualificadas junto a organizações que atuam diretamente no litoral do estado, com o objetivo de compreender demandas locais e construir frentes de trabalho sustentáveis para a região, considerando os futuros investimentos previstos.

Foto: Emily Dutra

Um dos destaques da missão foi a visita à Escola do Mar, localizada em Parnaíba e inaugurada em outubro de 2024 pelo Governo do Piauí, com foco no desenvolvimento regional e nas potencialidades relacionadas à pesca e à pesquisa marítima. Na manhã da quinta-feira, 5 de fevereiro, iniciaram as atividades da oficina de revitalização da orla da Praia de Atalaia, com a apresentação do Programa Piauí Verde e Sustentável, seus objetivos e diretrizes. Também foram compartilhados estudos de caso e experiências de projetos de requalificação urbana semelhantes, além de iniciativas desenvolvidas pelo Instituto Tartarugas do Delta.

Daniel Wagner, gerente sênior de projetos da AFD Brasil, destacou a importância do momento. Segundo ele, o espaço foi utilizado para a realização de oficinas com consultores do governo, população local, produtores, como as marisqueiras, e representantes da sociedade civil.

Foto: Emily Dutra

“Dentre todas as missões que estamos realizando em Luís Correia esta é a mais importante, pois é o momento de ouvir a população, tanto a sociedade civil organizada quanto aqueles que frequentam, trabalham e gostam da Praia de Atalaia, e que serão beneficiados futuramente com a implantação do projeto”, afirmou.

A construção coletiva do projeto de revitalização de um dos principais cartões-postais do estado tem caráter participativo e reflete a política adotada pelo governador Rafael Fonteles.

O médico-veterinário do Instituto Tartarugas do Delta, Igor Carvalho Santos, ressaltou a relevância da iniciativa. “Conhecer o projeto de revitalização da Praia de Atalaia nos anima muito. Ficamos felizes em ver que o meio ambiente está sendo levado em consideração e, ao participarmos ativamente, conseguimos observar a importância tanto para o turismo quanto para a preservação ambiental”, destacou.

Foto: Emily Dutra

A vendedora ambulante Patrícia Veras também avaliou positivamente a experiência. Ela contou que se sentiu acolhida pela equipe de consultores e pelos representantes do poder estadual. “Pela primeira vez fomos ouvidos da forma certa e tivemos a oportunidade de expor nossas reclamações e ideias para a melhoria da orla”, comentou. Segundo ela, a expectativa é de um novo momento para o turismo local, com mais qualidade e melhores condições tanto para os visitantes quanto para a comunidade.

Já a presidente da Associação das Marisqueiras de Luís Correia, Laelia Araújo, destacou a importância da oficina. “A discussão sobre a nova orla foi muito boa e nossa luta é para que possamos ter um espaço adequado para vender nossos produtos”, afirmou.

A oficina foi ministrada pelo consultor Vasco Costa, arquiteto e urbanista da empresa contratada pela AFD para desenvolver o projeto de requalificação da orla da Praia de Atalaia. “O objetivo da oficina foi apresentar os desafios relacionados a esse grande investimento, compartilhar exemplos semelhantes para inspirar o público e reunir diferentes atores para trabalharem juntos, propondo ideias para o processo de requalificação”, explicou.

Foto: Emily Dutra

Objetivo da missão

O principal objetivo da missão foi preparar a assinatura do contrato de financiamento junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). A agenda reuniu equipes técnicas do Estado e da agência internacional para alinhar aspectos formais, revisar documentos e definir prioridades para a execução do programa, incluindo as visitas ao litoral e o diálogo com as comunidades.

Participam desse processo as secretarias de Turismo (Setur), Fazenda (Sefaz), Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Agricultura Familiar (SAF), além da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE), da Secretaria das Mulheres (Sempi) e da Procuradoria-Geral do Estado (PGE).

O Programa Piauí Verde e Sustentável está estruturado em ações voltadas ao ecoturismo, meio ambiente, apoio às comunidades tradicionais, iniciativas de gênero e desenvolvimento social, com destaque para o ecoturismo no litoral. A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado com um modelo de desenvolvimento sustentável, que alia preservação ambiental, inclusão social e fortalecimento da economia local.

Álbum de fotos relacionado

Missão técnica do Programa Piauí Verde e Sustentável em Luís Correia

Compartilhar:

Mais notícias