O programa Made In Piauí, da Investe Piauí, que valoriza e comercializa produtos genuinamente piauienses, chega aos EUA neste sábado (7). O evento ocorre no supermercado The Crown Meat Market, em Worcester (Massachusetts). A iniciativa do Governo do Estado amplia a presença de marcas piauienses no mercado internacional, conectando oferta regional à demanda global e abrindo caminhos sustentáveis para a economia local.
Além da perspectiva comercial, o evento será uma imersão na cultura e nos sabores do Piauí: degustações de cajuína artesanal, mel de qualidade e castanha de caju; exposição de peças artesanais, opalas e cerâmicas; além de outros produtos como a cera de carnaúba. A proposta é promover não só os itens, mas a identidade e a narrativa do Piauí.

No encontro, haverá a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) entre a Investe Piauí e o mercado. A diretora comercial da Investe Piauí para Mercados Americanos, Thaís Ligo, explica que será a consolidação de um compromisso inicial para que, numa etapa subsequente, produtos piauienses sejam importados e vendidos não apenas nos EUA, mas também em outros mercados internacionais. Uma estratégia que reflete uma visão ousada de internacionalização, em linha com os esforços da agência para expandir canais de distribuição e fortalecer cadeias exportadoras.
O evento é promovido pela Investe Piauí, através do escritório da agência nos EUA e do programa Made In Piauí, o marketplace que conecta produtores regionais a consumidores no Brasil e no exterior, com mais de 500 itens expostos e 215 vendedores cadastrados. “Estamos aqui para demonstrar, com consistência e ação, que os produtos piauienses têm qualidade reconhecida, apelo comercial e um potencial gigantesco de aceitação no varejo internacional. É hora de transformar interesse em negócios concretos”, destaca.
Thaís tem coordenado diretamente as articulações com varejistas e distribuidores no mercado americano, especialmente em estados como Massachusetts, onde residem cerca de 18 mil brasileiros, um nicho consumidor atento à cultura e aos sabores da terra natal.
Para o coordenador do Made In Piauí, Gustavo Dias, o evento reforça o posicionamento estratégico do programa, que busca transformar a riqueza cultural e produtiva local em valor econômico sustentável. “O evento em Massachusetts é apenas o começo de uma trajetória robusta rumo à internacionalização dos produtos do Piauí. Nosso compromisso é construir pontes reais , e não apenas discursos, para que o talento e a diversidade piauienses ganhem o mundo”, afirma Gustavo Dias.
O papel dos parceiros
A empresária Grace Macedo, proprietária do supermercado e integrante da Câmara de Comércio de Worcester, vem sendo uma peça-chave nessa ponte comercial. Brasileira radicada nos EUA, Grace lidera um espaço de vitrine física que potencializa a presença de produtos brasileiros nos Estados Unidos. Agora, ela abre a plataforma para receber as mercadorias do Piauí. A participação da empresária, de acordo com a equipe da Investe Piauí, pode ser vista como um catalisador natural para que marcas locais encontrem nichos de consumo estabelecidos e expectativas de revenda com real interesse do mercado.