Notícias

Estudantes retornam de Singapura e fortalecem política de intercâmbio educacional ‘Do Piauí para o Mundo’

Em 2025, 130 estudantes e 26 professores da rede estadual participaram de intercâmbios internacionais em instituições de referência

De volta ao Piauí após 30 dias de intercâmbio em Singapura, a última delegação de estudantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/PI) foi recepcionada, na manhã dessa segunda-feira (9), pelo secretário de Estado da Educação, Rodrigo Torres. A acolhida marcou o encerramento do ciclo de viagens internacionais desta edição, com resultados que consolidam a política de intercâmbio educacional do Governo do Estado do Piauí.

“Esse é o último grupo de vencedores do programa Do Piauí para o Mundo 2025 a realizar intercâmbio internacional. Estamos muito felizes com o retorno de vocês, porque sabemos que cada estudante que passa por essa experiência volta diferente e se torna um agente de inspiração e transformação da Educação Pública do Piauí”, destacou Rodrigo Torres.

Foto: Ascom Seduc

A delegação piauiense foi composta por 20 estudantes e quatro professores dos Centros Estaduais de Tempo Integral (Cetis) Professor Antônio dos Reis e Silva, de Boqueirão do Piauí; Raimundinho Andrade, de Campo Maior, e Lucas Meireles, de Teresina; e o de Paulistana. Durante um mês, o grupo vivenciou uma experiência educacional e cultural que ampliou conhecimentos e perspectivas acadêmicas.

“Eu acredito que o intercâmbio me ajudou a perceber que uma fronteira não é uma barreira e, muitas vezes, pode ser uma porta. Graças à Seduc, essa porta se abriu para mim. A viagem ampliou minha percepção de mundo. Conhecemos e nos capacitamos em instituições como a Google, a AWS (Amazon) e a Hyundai, e isso vai enriquecer muito o nosso currículo”, destacou Ana Vitória de Sousa, intercambista do Ceti Lucas Meireles, zona rural de Teresina.

Foto: Ascom Seduc

Em Singapura, os intercambistas piauienses estudaram no Institute of Technical Education (ITE College East), uma das principais instituições técnicas do país. Ao longo da programação, os estudantes tiveram contato com ferramentas desenvolvidas pela empresa Google, explorando aplicações práticas voltadas à organização dos estudos, produção de conteúdos e desenvolvimento de soluções tecnológicas. O grupo também participou de workshops de robótica e de atividades em espaços makers, fortalecendo habilidades ligadas à inovação, à lógica e ao trabalho em equipe.

Caminhos que se abrem para o Ensino Superior

Vindos de realidades distintas, em regiões diferentes do estado, os jovens Rian Alves, de Campo Maior, e Jhonata Levy, de Paulistana, encontraram na educação pública e no Programa Do Piauí Para o Mundo a oportunidade de transformar sonhos em projetos concretos.

A dupla conquistou aprovação no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo SiSU 2026, fortalecendo trajetórias iniciadas ainda nas escolas da rede estadual.

“A viagem para Singapura mudou a minha vida. Eu nunca imaginei que viajaria para fora do país. Foi uma quebra de paradigma muito grande para mim. O intercâmbio ampliou minhas perspectivas em relação ao estudo de desenvolvimento de sistemas e vou levar esse aprendizado para a graduação”, afirmou um dos estudantes.

“O que mais me chamou atenção foi a metodologia de ensino aplicada em Singapura. Pretendo continuar na área de tecnologia e essa experiência vai enriquecer muito o meu currículo. Com a aprovação no SiSU 2026, vou seguir nesse caminho com ainda mais determinação”, relatou o outro intercambista.

Além da formação acadêmica e tecnológica, o intercâmbio proporcionou uma imersão cultural significativa. Para o estudante Sauan Soares, de Boqueirão do Piauí, a experiência marcou uma mudança importante na forma de enxergar o futuro. “Essa experiência nos impulsiona a acreditar ainda mais. Sinto que o intercâmbio foi um ponto de partida para o que posso alcançar por meio dos estudos”, destacou.

Do Piauí Para o Mundo atenderá 300 estudantes em 2026

O Programa Do Piauí Para o Mundo já levou delegações para países como Alemanha, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, Portugal e Singapura, consolidando-se como uma das maiores políticas de intercâmbio educacional da rede pública brasileira. Todas as despesas, incluindo passagens, hospedagem, alimentação e acompanhamento pedagógico, são integralmente custeadas pelo Governo do Estado.

Em 2025, 130 estudantes e 26 professores da rede estadual participaram de intercâmbios internacionais em instituições de referência. Para 2026, a iniciativa será ampliada e atenderá 300 estudantes, que irão estudar em seis países, fortalecendo ainda mais a conexão da educação pública do Piauí com práticas educacionais de excelência em nível internacional.

Foto: Ascom Seduc

 

Compartilhar:

Mais notícias