Notícias

Secretaria dos Esportes do Piauí publica editais dos programas Siespi e Bolsa Atleta 2026; veja como participar

Iniciativas integram a política do Governo do Estado para assegurar apoio direto a projetos esportivos e atletas de alto rendimento.

A Secretaria dos Esportes do Piauí (Secepi) publicou, na noite dessa quarta-feira (11), os editais 2026 do Sistema de Incentivo Estadual ao Esporte do Piauí (Siespi) e do Bolsa Atleta Piauí. As iniciativas integram a política do Governo do Estado para o fortalecimento do esporte, ampliando oportunidades, garantindo transparência e assegurando apoio direto a projetos esportivos e atletas de alto rendimento.

Os editais já estão disponíveis para consulta pública e trazem, de forma detalhada, os critérios de participação, prazos e etapas do cronograma, reforçando o compromisso da gestão com a clareza das informações para proponentes, patrocinadores e a população em geral.

Para a secretária dos Esportes, Josiene Campelo, a publicação dos editais reafirma o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento do esporte piauiense. “O Siespi fortalece projetos que transformam realidades, enquanto o Bolsa Atleta garante condições para que nossos atletas e paratletas sigam competindo em alto nível, levando o nome do Piauí cada vez mais longe”, destacou a gestora.

Foto: Ascom Secepi

Siespi amplia alcance e fortalece projetos esportivos (edital aqui)

O Siespi é um programa da Secretaria dos Esportes do Piauí que institui um regime de incentivo fiscal, permitindo que empresas privadas contribuintes do ICMS patrocinem projetos esportivos, com compensação tributária integral. O objetivo é estimular investimentos no esporte piauiense, fortalecendo iniciativas que impactam diretamente atletas, técnicos, entidades e comunidades.

O cronograma do Siespi 2026 prevê as inscrições no período de 12 a 23 de fevereiro, resultado parcial no dia 23 de março, prazo para recurso será de 24 e 25 de março, resultado dos recursos no dia 7 de abril e a divulgação do resultado final no dia 8 de abril.

O programa segue em trajetória de crescimento. Em 2025, foram 145 projetos beneficiados, um aumento de 38% em relação a 2024, quando 105 projetos receberam apoio. Neste ano o investimento no programa soma R$10,1 milhões.

Foto: Ascom Secepi

Bolsa Atleta garante apoio direto a atletas e paratletas (edital aqui)

O Bolsa Atleta Piauí é voltado ao patrocínio individual de atletas e paratletas de alto rendimento, que representam o estado em competições estaduais, nacionais e internacionais. Para participar, os interessados devem atender aos pré-requisitos estabelecidos em edital.

O cronograma prevê as inscrições no período de 12 a 17 de fevereiro, análise documental de 27 de fevereiro a 9 de março, período de avaliação de 9 a 11 de março, divulgação do resultado preliminar no dia 13 de março e interposição de recursos de 16 e 17 de março.  A divulgação da análise dos recursos no dia 30 de março a divulgação do resultado final no dia 31 de março.

O programa também apresenta crescimento consistente no número de beneficiados: foram 37 atletas em 2022, 79 em 2023, 94 em 2024 e 100 em 2025, além de um aumento de 43% no valor da bolsa entre 2023 e 2025. O investimento anual no programa é superior a R$1 milhão.

A Secepi orienta que os interessados observem atentamente os cronogramas e exigências de cada edital, garantindo o correto envio da documentação dentro dos prazos estabelecidos.

 

 

 

Compartilhar:

Mais notícias