A Secretaria da Fazenda do Piauí (Sefaz), através da Superintendência da Controladoria-Geral do Estado (CGE), realiza nos dias 21 e 22 de novembro, o 5º Fórum Piauiense de Controle Interno. O evento de extrema importância para o aprimoramento da gestão pública, será realizado no Blue Tree Towers Rio Poty, em Teresina.
Com o tema “Abordagens na Transformação Digital,” o fórum presencial, tem como foco o intercâmbio de boas práticas na área de controle interno, demonstrando o papel fundamental das palestras como instrumento de qualificação para promover a boa governança pública.
No primeiro dia do evento, 21 de novembro, a palestra magna do presidente da Empresa de Tecnologia do Piauí (Etipi) abordará o “Processo de Transformação Digital do Piauí,” destacando como as inovações tecnológicas podem otimizar a gestão pública.
No segundo dia, 22 de novembro, o evento começa com a palestra do auditor federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU), Wesley Vaz, que discutirá “O impacto da Inteligência Artificial para as atividades de governança e controle interno”, oportunidade em que ressaltará a relevância da tecnologia na eficiência do controle interno.
O evento também contará com a participação do secretário Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão de Fortaleza (CE), João Marcos Maia, que abordará a “Transformação Digital e Adoção de Controle Eletrônico no Auxílio do Controle Interno,” demonstrando como as inovações digitais podem ser adotadas para melhorar a governança pública.
Além disso, a manhã do segundo dia contará com a expertise da consultora especialista em Direito Digital, Governança Corporativa, Programa de Compliance e Controle Interno, Brenna Cunha (MA), que enriquecerá o evento com seus conhecimentos no assunto.
Jaciara Mendes (PI), diretora do Centro Liderar abre o período da tarde, com a palestra intitulada “O profissional de alta performance na administração pública”, abordando a importância do aprimoramento profissional na gestão pública.
Em seguida, a advogada Priscila Dantas (PI), certificada pela Privacy Academy em Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), também contribuirá com a discussão ao explorar a “LGPD aplicada aos contratos administrativos”, destacando a relevância da conformidade com as regulamentações legais.
Por fim, o painel sobre a “Relação da Lei de Acesso à Informação e a LGPD”, com a presença de importantes profissionais, incluindo o diretor da Unidade de Controladoria da CGE, auditor governamental Kilmer Távora; o analista do Tesouro Estadual e Data Protection Officer (DPO) da Sefaz/PI, Rodrigo Caetano; e a assessora técnica da CGE, advogada Nayara Figueiredo, que aprofundará a discussão sobre a integração de leis e regulamentações no contexto do controle interno.
Todas as palestras destacam o tema central do fórum, que se consolida com o único e maior evento de controle interno do estado, voltado para a troca de conhecimentos e experiências, fortalecendo a gestão pública eficiente e transparente.
O evento acontecerá de forma presencial, mas terá transmissão ao vivo pelo Canal Educação no Youtube. (https://www.youtube.com/watch?v=XP-fLXggz-A).
As inscrições continuam abertas por meio do site: https://doity.com.br/5-forum-piauiense-de-controle-interno.
Mais informações acesse: https://portal.pi.gov.br/cge/forum-piauiense-de-controle-interno/.