A Secretaria da Fazenda do Piauí (Sefaz), por meio da Superintendência de Controladoria-Geral do Estado, promoveu nesta terça (10) e quarta-feira (11), o Curso Sindicância e Processo Administrativo Disciplinar, para a Polícia Militar do Piauí. Cerca de 100 policiais militares participaram do curso que aconteceu na Escola Fazendária, em Teresina.
A controladora-geral do Estado, Amparo Esmério, participou da abertura do curso e destacou o papel da Controladoria na capacitação de servidores.
“A CGE é o órgão central de controle interno do Poder Executivo e tem como uma de suas funções a capacitação de servidores. A Controladoria também faz esse trabalho, de assessoria, com foco no trabalho preventivo. Muitas vezes, um erro é cometido não porque queira, mas por falta de conhecimento. Por isso, reforçamos a importância de capacitar nossos servidores para que o trabalho seja executado da forma correta”, destacou Amparo.
O corregedor da Polícia Militar, coronel Ribeiro, também participou da solenidade e ressaltou a importância do cumprimento da lei e da ordem.
“A segurança é uma necessidade básica para toda a sociedade e temos a obrigação de entregar um serviço de qualidade. Temos a obrigação de aperfeiçoar, de qualificar, de melhorar, de entregar para a sociedade um serviço sem nenhum tipo de mácula, ou seja, se tiver alguma mão de obra prestada de forma equivocada, distorcida, obrigatoriamente terá que ser reparada pelas pessoas que estão lá nas unidades da capital e do interior, realizando esse trabalho, esse aperfeiçoamento”, pontuou o corregedor.
O Curso de Sindicância e Processo Administrativo Disciplinar foi ministrado pelo corregedor-geral do Estado, Antonio Lima Bacelar Júnior, que abordou aspectos teóricos e práticos da composição, instrução e julgamento dos processos administrativos disciplinares e de sindicâncias.