Hoje, 27 de setembro, foi um dia marcado por homenagens e reconhecimento aos policiais militares veteranos da Polícia Militar do Piauí. A solenidade para celebrar o Dia do Policial Militar Veterano foi realizada no Quartel do Comando-Geral, em homenagem aos bravos profissionais que dedicaram anos de serviço à segurança e bem-estar da população.
Durante a cerimônia, o Comandante-Geral da Polícia Militar do Piauí, Coronel PM Scheiwann Lopes, assinou a portaria que institui o exórdio ao Veterano da Polícia Militar do Piauí, determinando que este seja executado anualmente no dia 27 de setembro, em cerimônias de homenagens aos veteranos da Corporação e em todas as solenidades militares, sempre que forem prestadas homenagens aos veteranos, coletiva ou individualmente.

Também foram entregues certificados de Menção Honrosa aos policiais militares da reserva que se destacaram em suas trajetórias de serviço e comprometimento com a missão da corporação. O ex-Subcomandante-Geral (2003-2005), Coronel RR J. Oliveira, homenageou os veteranos presentes com a leitura de um poema repleto de palavras de gratidão e respeito. Os homenageados foram aplaudidos de pé por seus colegas e familiares presentes.
O Comandante-Geral da PMPI, Coronel Scheiwann Lopes, ressaltou a importância da contribuição dos veteranos para a história da instituição e para a sociedade piauiense.

“Homens e mulheres que dedicaram uma vida na história da polícia militar em servir e proteger o povo piauiense, parabéns a você, veterano, pelo seu dia! Neste momento, assinamos a portaria que instituí o Exórdio ao Veterano, e em toda solenidade militar com a presença de um veterano, o mínimo que se deve fazer é tocar o exórdio para homenagear esses homens e mulheres que dedicaram uma vida para a polícia militar e o povo piauiense. E, para vocês, a minha melhor continência”, destacou.
Além das homenagens formais, a solenidade também proporcionou momentos de confraternização e reencontros entre antigos colegas de farda. Os veteranos puderam compartilhar histórias e experiências, relembrando os desafios e as vitórias vivenciadas ao longo de suas carreiras.
O ex-Comandante-Geral da PMPI, Coronel Lídio, que esteve no comando no ano de 2014, destaca o orgulho de ter feito parte da PMPI.
”Hoje é um dia especial para toda a família policial militar. Desde 1935 que eu estou na polícia militar. Tenho o orgulho de ter feito o desenvolvimento desse estado e temos hoje o dia do veterano. Feliz aquele que hoje é veterano, que chegou à polícia militar, prestou seu serviço com gratidão, êxito e foi para a reserva. Estamos parabenizando todos que já partiram e os que estão aqui presentes com a gente. Parabéns a todos os veteranos da Polícia Militar. Te amo demais, Polícia Militar do Piauí”, disse.

Dia do Policial Militar Veterano
A data foi instituída a partir da Portaria n° 194, de 04 de agosto de 2006, pelo Comandante-Geral, Coronel Edvaldo Marques Lopes, que esteve à frente do comando da Corporação de 2003 até 2005. O coronel relata: “Tive o momento, quando ativo estava, de editar a Portaria, colocando o dia 27 de setembro como dia do veterano. Quero, nesse momento, agradecer a Deus por chegar até aqui, agradecer ao comando da polícia militar por tão significativa homenagem e agradecer a todos os policiais militares que nos ajudaram a cumprir a nossa missão”.
A escolha da data, 27 de setembro, levou em consideração a comemoração nacional do Dia do Idoso nessa data. A portaria também destaca a importância de fortalecer os laços de camaradagem e respeito entre os policiais militares ativos e inativos, reconhecendo a relevância de manter um relacionamento próximo entre os membros da instituição.

O objetivo dessa medida foi estabelecer uma data comemorativa para homenagear os policiais militares da reserva e reformados que dedicaram suas vidas à causa da segurança pública. Esses policiais, ao longo de suas carreiras, contribuíram significativamente para a comunidade do Piauí, acumulando conhecimento e experiência.
A data de extrema importância para a PMPI, pois não apenas celebra as conquistas e a dedicação dos profissionais que já encerraram suas atividades operacionais, mas também reforça o legado que eles deixam para as gerações futuras.
