A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí realiza, nesta quarta (27) e quinta-feira (28), um treinamento voltado aos municípios da gestão estadual que possuem Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).
Nesta quarta-feira (27), foram capacitados os municípios que compõem as macrorregiões Litoral e Meio Norte. Já na quinta-feira (28), o trabalho será desenvolvido com as equipes dos municípios que compõem as macrorregiões Cerrados e Semiárido.

O objetivo do treinamento é orientar sobre o registro adequado das ações ambulatoriais de saúde dos dados no sistema do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como fortalecer as atribuições e competências dos referidos municípios da Gestão Estadual que solicitaram a descentralização ou remanejamento dos repasses financeiros de custeio dos recursos do Bloco Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde, do grupo Atenção de Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar.
A capacitação é voltada para os operadores de sistema dos centros, que são responsáveis pela produção e registro dos seus respectivos CAPS e operadores do Sistema de Informação Ambulatorial de Saúde (SIA-SUS).
“A qualificação direcionada aos profissionais dos municípios responsáveis pela inserção de informações nos sistemas, de modo que isso os subsidiará para o aperfeiçoamento dos dados, possibilitando um melhor mapeamento das demandas de saúde mental dos municípios, o que irá repercutir diretamente na tomada de decisão dos gestores municipais”, explica a gerente de Atenção à Saúde Mental da Sesapi, Virgínia Pinheiro.
