Notícias

Defesa Civil participa do lançamento do plano de contingência para os impactos do El Niño

O foco é combater fenômenos climáticos que afetam o semiárido piauiense, garantindo segurança hídrica, climática e alimentar, além da sustentabilidade econômica

A Secretaria de Estado da Defesa Civil do Piauí participou, nesta segunda-feira (19), da solenidade de Lançamento da Operação Águas e Vida Piauí – Plano de Contingência para os Impactos do El Nino, um plano de contingência para minimizar os efeitos do El Niño no estado.

O plano de ação terá seis eixos principais de atuação: Gestão Institucional Integrada, Segurança Hídrica, Segurança Alimentar, Sustentabilidade Econômica, Conhecimento e Inovação e Prevenção e Combate a Incêndios.

WhatsApp Image 2024-02-19 at 16.24.21.jpeg

O governador Rafael Fonteles conta que o plano envolve ações de curto, médio e longo prazo. “Trata-se de um plano complexo, envolvendo 13 órgãos do estado e com foco nos 106 municípios que estão em algum tipo de emergência. Visamos desde a recuperação de açudes e barragens, à erradicação dos carros pipa, avanço dos sistemas de abastecimento de água, poços, cisternas e, claro, a sustentabilidade econômica através do apoio à agricultura familiar, com grandes  investimentos em inovações junto à Semarh, Defesa Civil e Idepi. Nosso objetivo é estar sempre um passo à frente em matéria de ações para combater os fenômenos climáticos que afetam o semiárido Piauí”, conta.

WhatsApp Image 2024-02-19 at 15.45.34.jpeg

O secretário de Defesa Civil, Nerinho, ressalta a importância do plano. “Hoje estamos marcando presença no lançamento desse que é o mais completo plano de combate às condições de estiagem em tempos de El Niño e mudanças climáticas. São 13 secretarias do estado unidas e alinhadas, a fim desenvolver políticas públicas inclusivas, junto a toda a população piauiense. Nosso foco é a segurança hídrica, climática, alimentar, a sustentabilidade econômica e o diálogo com a sociedade civil”, diz.

WhatsApp Image 2024-02-19 at 15.42.38.jpeg

 

Compartilhar:

Mais notícias