A Secretaria para Inclusão das Pessoas com Deficiência (Seid) é um órgão da administração pública direta, referenciado pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede-PI), responsável pela proposição, articulação, monitoramento e execução de políticas públicas estaduais voltadas à inclusão da pessoa com deficiência, tendo como eixo de ação a defesa de direitos e a promoção da cidadania.
A Seid tem como missão atender as necessidades de pessoas com deficiência, qualquer que seja o nível de comprometimento; receber e encaminhar demandas dos 224 municípios do Estado; articular com todos os níveis da Administração Pública e com entidades da sociedade civil; viabilizar atendimentos especializados; fortalecer as ações das entidades de atendimento a pessoas com deficiência; promover a acessibilidade às políticas públicas, aos espaços físicos e aos serviços prestados pela Rede de Proteção Social; garantir direitos e o pleno exercício da cidadania, conforme preceitua a legislação vigente; apoiar as ações dos Conselhos Municipais e Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência.
Além disso, com o papel de descentralizar e possibilitar o acesso das pessoas com deficiência aos serviços prestados pelo Estado, visando melhorar a qualidade de vida deste segmento da sociedade piauiense, a Secretaria atua diretamente na promoção dos serviços como: Passe Livre Intermunicipal, Passe Livre Cultura, Carteira de Identificação do Autista (CIA), Piauí Praia Acessível, Serviço de Referência Odontológico à Pessoa com Deficiência Intelectual e Autismo, Centros de Equoterapia, entre outros.