A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí – SES/PI foi criada em 1962 como órgão da administração direta do governo estadual. Sua função é coordenar e implementar a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado, visando garantir ampliação do acesso em tempo oportuno, o atendimento humanizado e resolutivo no âmbito das ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde, bem como, o processo de qualificação da gestão local do sistema, na perspectiva de melhoria dos indicadores de saúde e da qualidade de vida da população.
Por meio das Regionais de Saúde, instância administrativa, técnica e política localizada nos Territórios de Desenvolvimento do Piauí, a Sesapi fortalece a descentralização das ações da política estadual de saúde nos municípios da área de abrangência do território.
Na área hospitalar, a Sesapi possui uma rede de atendimento que envolve hospitais regionais e estaduais nas principais cidades, além de Teresina. É a responsável pelo (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí), o Hemopi, banco de Sangue do Piauí.
Em relação à Vigilância em Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado, a Sesapi promove a proteção da saúde da população pelo controle sanitário da produção e da comercialização de produtos e serviços de todo o Estado.
Com o Laboratório Central de Saúde Pública Dr Costa Alvarenga, o Lacen, a Sesapi atende à comunidade através da execução das mais diversas análises de interesse em saúde pública, fazendo parte integrante da vigilância em saúde.
Outro serviço importante disponibilizado à população é o SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. É um serviço de saúde, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, em parceria com o Ministério da Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí organizadas macrorregionalmente.