A Quitanda da Agricultura Familiar é um dos destaques da segunda edição do Diálogos pelo Piauí, evento realizado nessa sexta-feira (25) e neste sábado (26), no município de Piripiri. Promovida pela Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), a ação reuniu 12 coletivos de agricultores familiares do Território dos Cocais e alcançou resultados positivos no primeiro dia de ação, além de favorecer a articulação de parcerias.
A secretária da Agricultura Familiar do Piauí, Rejane Tavares, destaca a importância da comercialização dos produtos em estratégias territoriais, que permitem uma valorização da especificidade dos produtos da agricultura familiar em cada região.
“Trazer a Quitanda para os territórios é ampliar essa estratégia de comercialização e sensibilizar os agricultores para a importância de um produto de qualidade. No sentido de que eles possam acessar, cada vez mais, mercados diretos, dinâmicos e também fora do seu próprio território. Então, os agricultores familiares trazem para Quitanda uma amostra bastante significativa do que está sendo produzido em cada território. Isso reforça a especificidade também da produção da agricultura familiar por território e garante uma estratégia em âmbito estadual para esse processo de comercialização dos produtos”, destacou a gestora.
Intercâmbio e parceria
A partir da mediação da SAF com o Instituto de Saneamento Básico do Piauí (ISBPI), foi firmada uma parceria entre a Cooperativa Agrofamiliar dos Frutos da Terra (Cooafrut) e a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Piripiri (Coopicatadores). O acordo prevê a utilização de embalagens recicláveis nos produtos da Cooafrut com o objetivo de promover a sustentabilidade e reduzir os custos operacionais.
Segundo a presidente da cooperativa, Emanuella Pereira, isso representa um avanço para ambas as cooperativas. “A parceria será importante tanto para a Cooafrut como para a Cooperativa de Catadores do nosso município de Piripiri. Por meio disso, nós vamos ter um menor custo das embalagens que utilizamos em nossos produtos e vamos também contribuir com o meio ambiente com a reciclagem”, afirmou o cooperado.
O diretor de Inovação da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), Tiago Patrício, destacou o caráter colaborativo do evento e os resultados obtidos a partir da integração entre os participantes. “É muito interessante ver como eles, agricultores familiares, aprendem entre si, como crescem muito compartilhando e adquirindo conhecimento com os outros. O Diálogos pelo Piauí está sendo uma troca de contatos e experiências, tanto entre os órgãos, como entre os beneficiados”, afirmou o gestor.
Com forte adesão do público e boa rotatividade de vendas, a Quitanda da Agricultura Familiar obteve um desempenho positivo durante o primeiro dia do Diálogos pelo Piauí. Em média, os grupos presentes comercializaram R$ 500 em produtos, número que supera a realidade de venda local por dia no município.