A Secretaria da Agricultura Familiar do Piauí (SAF-PI) marcou presença na I Oficina de Capacitação das Equipes Estaduais do Programa de Produção e Consumo de Alimentos Saudáveis nos Territórios da Região Nordeste (PAS Nordeste). O evento, que ocorreu nesta terça-feira (29) e quarta (30), ocorreu no Recife e reúne representantes dos nove estados nordestinos, além de órgãos do Governo Federal e instituições parceiras.
Representando a SAF, participaram o diretor de Mercados Institucionais e Comunidades Tradicionais, Wendel Rebouças, e o gerente de Mercados Institucionais, Durval Gomes. A oficina tem como objetivo alinhar as estratégias e o cronograma para o início da execução do PAS Nordeste nos estados, promovendo a integração de políticas públicas voltadas à produção e ao consumo de alimentos saudáveis.
O programa, que conta com a parceria do Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA), do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), é uma iniciativa do Consórcio Nordeste. A proposta é impulsionar o fortalecimento da agricultura familiar, promover segurança alimentar, combater a pobreza e fomentar o desenvolvimento sustentável nos territórios nordestinos.
O diretor Wendel Rebouças destacou a importância da ação coletiva e do planejamento regional integrado. “Esse projeto integra políticas públicas para ampliar a produção e consumo de alimentos saudáveis, considerando os desafios impostos pelas mudanças climáticas. É uma estratégia ampla que já está em fase de implementação e conta com o apoio do IICA. Voltamos para o Piauí com a tarefa de implantar o programa em nossos territórios e contribuir para o desenvolvimento sustentável do estado”, pontuou.

A oficina também pactuou uma agenda de ações que será colocada em prática a partir de maio, envolvendo aquisição e distribuição de alimentos, linhas de crédito, assistência técnica e fortalecimento das políticas territoriais, consolidando o PAS Nordeste como ferramenta estratégica para a agricultura familiar e os povos tradicionais da região.