A Secretaria da Justiça (Sejus) realizou, nesta segunda-feira (5), a entrega de equipamentos com proteção balística para o Grupo Tático Prisional (GTP). São 10 escudos, 16 capacetes e 241 coletes, totalizando um investimento de R$ 589.160 do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen).
O secretário da Justiça do Piauí, Cel. Carlos Augusto, destacou que o objetivo da atual gestão é reestruturar as unidades prisionais e também equipar a Polícia Penal do Piauí. “Os equipamentos entregues hoje são de extrema importância para que possamos trabalhar o protocolo de segurança do sistema e, sobretudo, dar segurança para o policial penal atuar. Quando for necessário a intervenção, estarão mais preparados para garantir a ordem”, destaca o gestor.
De acordo com o diretor de Administração Penitenciária da Sejus, Reginaldo Moreira, é a primeira vez que a Polícia Penal recebe esse tipo de equipamento. “Temos uma equipe preparada e, agora, foi adquirido os meios. Agradecemos o esforço do secretário junto ao Governo do Estado e governo federal, e a ideia é criar força de pronto emprego em várias regiões e o GTP multiplicar a técnica, dando mais segurança ao sistema prisional.
Equipamentos de proteção individual e coletivo são essenciais para manutenção dos protocolos de segurança, indispensáveis para a realização das atividades de ressocialização e das atividades das equipes multidisciplinares.