Nesta quinta-feira, foi realizada no Piauí mais uma etapa do ciclo de capacitações do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS). O evento, promovido pela Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC), teve como principal objetivo formar e capacitar gestores municipais, técnicos da assistência social, contadores e representantes do controle social quanto à gestão dos recursos da área.
A capacitação contou com a presença de representantes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Entre eles, o diretor executivo do FNAS, José Arimateia de Oliveira, que destacou a importância da formação: “O foco do evento é a capacitação na área da assistência social, com foco para melhor executar os recursos que o Governo Federal desembolsa para cada município e, principalmente, aqui para o Estado do Piauí.”
Durante toda a programação, os participantes puderam tirar dúvidas e receber atendimento individualizado sobre os principais temas relacionados ao financiamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). As orientações foram conduzidas pela Coordenadora-Geral de Execução Orçamentária, Financeira e Contábil do FNAS, Bruna Angélica, e pelo agente administrativo do Fundo, Thiago Jordão.
A secretária da SASC, Regina Sousa, também marcou presença no evento e reforçou a relevância da iniciativa: “O Fundo Nacional da Assistência Social, que é o maior fundo da área, é o dinheiro que cobre todos os municípios, que distribui e forma os fundos municipais e estaduais. Essa equipe que está aqui hoje é responsável por esse fundo e vem exatamente com toda a equipe de contabilidade, de prestação de contas, para que as pessoas possam se capacitar.”
A programação da manhã teve como destaque a discussão da Portaria nº 1.044/2024, que trata das emendas fundo a fundo e contratos de repasse, conduzida pela Coordenadora-Geral de Gestão de Transferências Voluntárias do FNAS, Isabella Gaze.
Já no período da tarde, os participantes aprofundaram seus conhecimentos sobre a Portaria nº 1.043/2024, com foco na execução dos recursos federais e na prestação de contas, abordando a prática cotidiana da gestão do FNAS.