Notícias

Semarh distribui mais de 15 mil mudas em Campo Maior durante Diálogos pelo Piauí

As mudas foram distribuídas para 10 prefeituras da região do Território dos Carnaubais e para a população local.

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) promoveu, no último sábado (17), a entrega de mais de 15 mil mudas de árvores nativas e frutíferas em Campo Maior, durante o evento “Diálogos pelo Piauí”. A ação, parte do programa PRO Verde Piauí, visa incentivar o reflorestamento e a arborização urbana, contribuindo para a recuperação ambiental e a qualidade de vida da população.

As mudas foram distribuídas para dez prefeituras da região do Território dos Carnaubais e para a população local. Também foi realizado um plantio simbólico de uma muda de ipê, pelo secretário de Meio Ambiente, Feliphe Araújo, e pelo prefeito de Campo Maior, Joazinho Félix, reforçando o compromisso com o meio ambiente e o estímulo ao reflorestamento. “Estamos construindo uma cultura de prevenção nos municípios, capacitando as equipes locais para agir de forma rápida, segura e eficiente diante das queimadas, que infelizmente ainda afetam diversas regiões do Estado. O apoio técnico da Semarh é contínuo e essa aproximação com as prefeituras, promovida pelo Diálogos pelo Piauí, é essencial para fortalecer a gestão ambiental nos territórios” , disse o secretário.

Durante o evento, foram apresentadas propostas prioritárias para o desenvolvimento da região. Para o Meio Ambiente foram definidas cinco, como fortalecer o sistema de gestão de resíduos sólidos, implantar mecanismos de regulação; fiscalização e controle de barragens, fortalecer e equipar tecnicamente as brigadas de combate à incêndios; implementar uma política pública para estruturação das casas de sementes crioulas e viveiros florestais; bem como criar, estruturar e regularizar unidades de conservação em áreas críticas para proteção da fauna e flora.

A dona de casa Maria do Socorro, moradora de Campo Maior, foi uma das beneficiadas com a distribuição de mudas. Ela expressou sua gratidão: “Fiquei muito feliz em receber as mudas. Vou plantar no meu quintal e cuidar com carinho. É uma forma de contribuir com a natureza e deixar um legado para meus filhos”, afirmou.

 

Compartilhar:

Mais notícias