A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou, nessa segunda-feira (19), a lista das 35 equipes que avançam para a segunda fase da Maratona Seduckathon 2025. São 30 grupos na área de Tecnologia da Informação (TI) e cinco na área de Empreendedorismo. A etapa decisiva ocorre em junho, no Theresina Hall.
Na maratona, os estudantes colocarão suas ideias em prática, apresentarão projetos, trocarão experiências, trabalharão em equipes e disputarão prêmios. Ao final, os 22 times, contendo 110 estudantes com o melhor desempenho serão premiados com a oportunidade única de um Intercâmbio Educacional em seis países para vivenciarem de perto experiências internacionais de inovação e aprendizagem.
O secretário Washington Bandeira destacou o impacto do projeto na transformação da educação pública no Piauí. “O Seduckathon já é uma política pública consolidada e inovadora, que integra a nossa revolução educacional e tecnológica. Estamos incentivando o talento dos nossos jovens, promovendo a educação integral e ofertando uma vivência internacional que fortalece a formação de futuros profissionais”, afirma.
Crescimento expressivo e foco em soluções reais
Nesta segunda edição, o Seduckathon superou todas as expectativas. Foram quase 9 mil estudantes inscritos, número seis vezes maior do que o registrado em 2024. A etapa inicial envolveu uma prova objetiva, com foco em conhecimentos de tecnologia e inglês. Em seguida, as equipes selecionadas apresentaram propostas de soluções criativas e viáveis para desafios enfrentados nas escolas públicas.
Ao todo, foram avaliadas 125 propostas — 75 voltadas para a área de Tecnologia e 50 para área de Empreendedorismo — com temas que incluíram Inovação Educacional, Inclusão Social, Sustentabilidade, Inteligência Artificial e Melhorias na Gestão e nos Ambientes Escolares.
Os critérios de avaliação abrangeram desde a clareza dos objetivos até a relevância do desafio escolhido, passando por grau de inovação, viabilidade técnica e impacto social. “O Seduckathon é mais do que uma competição: é uma política que incentiva protagonismo, pensamento crítico e trabalho em equipe. Com ele, o Piauí consolida uma proposta de educação que prepara seus estudantes para os desafios do presente e as oportunidades do futuro”, destaca Washington Bandeira.
Resultados classificatórios dos projetos: