Os alunos da rede estadual de Educação das escolas de Tempo Integral finalizaram as atividades do projeto Cultura em Série, que levou oficinas, vivências e produções artísticas. Toda esta experiência virou um documentário com três episódios que transforma as escolas da rede estadual em cenários dos filmes. O primeiro “Dança na Escola”, protagonizado pelos estudantes do Ceti Lucídio Portela, localizado em Teresina, foi exibido, nessa quinta-feira (22), na sede do Conselho Estadual de Cultura do Piauí.
Na plateia da première estiveram o secretário da Educação, Washington Bandeira; o secretário da Cultura, Rodrigo Amorim; o presidente do Conselho Estadual de Cultura do Piauí, Nelson Nery Costa; os cineastas Talita Dupret e Danilo Carvalho e os próprios estudantes que protagonizaram o documentário.
O projeto é fruto de uma parceria entre a Secretaria da Educação (Seduc), a Secretaria da Cultura (Secult) e o Conselho Estadual de Cultura, somando iniciativas para tornar o espaço escolar um ambiente de valorização e expressão artística.

Para o Secretário Washington Bandeira, a escola de Tempo Integral representa um espaço ideal para o florescimento de talentos e para a promoção de uma aprendizagem significativa. “Com o tempo integral, conseguimos colocar mais cultura no cotidiano escolar e contemplar os talentos dos nossos jovens piauienses. Eles se libertam das amarras e se encontram nos próprios sonhos. No documentário, vemos o autoconhecimento na dança, na diversidade e no respeito. Eles são os protagonistas da revolução que estamos fazendo na educação pública do Piauí”, afirmou.
Já o secretário da Cultura, Rodrigo Amorim, destacou o papel da escola como espaço de formação de público e de revelação de artistas. “Estou feliz por ver nossos estudantes tendo a oportunidade de se expressar por meio da arte. A Seduc leva esses jovens a espaços transformadores e, com nossas escolas de dança, música e teatro, garantimos o acesso à cultura como parte da formação cidadã”, pontuou.

Enfatizando a importância da arte no desenvolvimento pessoal, o presidente do Conselho Estadual de Cultura, Nelson Nery Costa, reafirmou o compromisso com o incentivo à cultura nas escolas. “Nosso objetivo é despertar nos estudantes a consciência de que a cultura é fundamental para a sua formação como indivíduos em constante transformação”, declarou.
Estudantes vivenciam experiência transformadora
O episódio “Dança na Escola” mostra a descoberta de dez estudantes, orientados pelas coreógrafas do Balé Folclórico do Piauí, Andreia Barreto e Samara Rocha, sobre o espetáculo Piauiês.
“Foi extraordinário participar. A arte complementa o que a gente aprende, nos tira da bolha e mostra que tudo pode caminhar junto, arte e escola”, relatou Lio Holanda Dourado, estudante do Ceti Lucídio Portela. “Nunca imaginei viver algo assim na escola de tempo integral. A arte foi um acolhimento. Poder me expressar fez toda a diferença”, acrescentou Yuri Ravih, também aluno.

Os próximos episódios da série documental retratam outras linguagens artísticas nas escolas públicas: sendo a música, no Ceti Moacir Madeira Campos (União), e o teatro, no CETI Monsenhor Melo (Campo Maior), com a montagem “Batalha do Jenipapo: O Último Grito de Liberdade”.

A ação integra as estratégias da Seduc para fortalecer o currículo das escolas de Tempo Integral, conectando a formação acadêmica com o desenvolvimento artístico, cultural e cidadão, pilares da educação transformadora que o Piauí vem construindo.