Notícias

Sada e Adapi promovem capacitação em defesa vegetal no sul do Piauí

Durante a programação, foram abordados temas estratégicos, como a fiscalização do trânsito de máquinas agrícolas

A Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), encerra, nesta sexta-feira (23), o curso de capacitação “Atualização em Defesa Vegetal”, no Centro Estadual de Educação Profissional Rural – Frei José Apicella, no município de Guadalupe, no sul do Estado.

A capacitação reuniu fiscais estaduais agropecuários da Adapi e representantes de instituições parceiras ligadas ao setor agrícola e à proteção fitossanitária, com o objetivo de fortalecer as ações de vigilância, fiscalização e controle de pragas que afetam a produção agrícola piauiense.

Foto: Ascom Sada

Durante a programação, foram abordados temas estratégicos, como a fiscalização do trânsito de máquinas agrícolas — ação essencial para evitar a disseminação de pragas entre diferentes áreas produtoras — e o enfrentamento de doenças emergentes. Um dos destaques foi a palestra do auditor fiscal federal agropecuário Glauco Teixeira, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que apresentou as estratégias de combate à praga rhizoctonia theobromae, causadora da “vassoura de bruxa” na cultura da mandioca.

“Foi uma excelente oportunidade para compartilhar as ações que o Ministério vem desenvolvendo no enfrentamento dessa nova praga, além de promover uma troca de experiências muito produtiva com os profissionais da região”, destacou Glauco.

Foto: Ascom Sada

Outro tema relevante foi o vazio sanitário do bicudo-do-algodoeiro, prática que visa eliminar plantas hospedeiras da praga durante a entressafra e, assim, proteger as próximas safras de algodão. A Diretora de Defesa e Inspeção Sanitária Vegetal da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão, Rejane Valéria Costa, participou da capacitação e enfatizou a importância da integração entre os estados.

“É uma alegria enorme participar dessa iniciativa ao lado da Adapi, com quem mantemos parcerias importantes. Compartilhamos nossas experiências sobre o vazio sanitário do algodoeiro e o controle fitossanitário no trânsito de máquinas, e também aprendemos sobre as estratégias de combate à vassoura de bruxa da mandioca”, afirmou Rejane.

Foto: Ascom Sada

Compartilhar:

Mais notícias