Notícias

Com apoio da SAF, seminário reúne apicultores e meliponicultores para discutir produção de mel no Piauí

Programação do seminário estadual conta com espaços para discutir produção, certificação e sustentabilidade.

São Raimundo Nonato sedia o XVII Seminário Piauiense de Apicultura, que reúne apicultores, meliponicultores, pesquisadores, cientistas e interessados na produção de mel e outros derivados apícolas. O evento acontece simultaneamente ao Seminário Piauiense de Meliponicultura e à Feira Apícola.

O evento é promovido pela Federação das Entidades Apícolas do Piauí (FEAPI) e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) e de outros parceiros. A programação acontece no campus do Instituto Federal do Piauí (IFPI).

Secretária da Agricultura Familiar do Piauí, Rejane Tavares (Foto: Geirlys Silva / SAF)

Durante a programação, estão sendo debatidos temas como certificação do mel, melhorias na produção, os impactos das mudanças climáticas e estratégias para fortalecer a atividade apícola no estado. Um dos destaques foi a apresentação do projeto Piauí Sustentável e Inclusivo (PSI), durante a palestra da secretária da Agricultura Familiar, Rejane Tavares, nesta sexta (23).

“Estamos aqui para apresentar as propostas do que a secretaria vem desenvolvendo junto aos apicultores e meliponicultores, e vamos receber demandas que certamente vão surgir, novas diretrizes para como o Estado pode investir mais e melhor na apicultura e nesse produto que é tão importante para a economia do Piauí, que é o mel”, afirmou Rejane.

Foto: Geirlys Silva / SAF

O presidente da Cooperativa Mel do Sertão e organizador do evento, Henrique Nery, destacou a importância das parcerias institucionais para o fortalecimento da cadeia produtiva do mel no território Serra da Capivara.

“Eu quero fazer um agradecimento especial em nome de todos os apicultores, em especial os da região da Serra da Capivara, pela grata parceria com a Secretaria da Agricultura Familiar, em nome da secretária Rejane Tavares, que é uma parceira importantíssima para o desenvolvimento sustentável aqui no território. Estamos em momentos de liberação de visitas prévias do PSI para iniciarmos uma série de projetos em parceria pelo desenvolvimento da apicultura e pelo fortalecimento do associativismo e do cooperativismo no Piauí”, destacou.

Foto: Geirlys Silva / SAF

O apicultor Júlio Paes de Castro, fundador da Cooperativa Mel do Sertão e da Associação de Apicultores do Povoado São Victor, em São Raimundo Nonato, participou do evento e destaca a história de pioneirismo na apicultura da região.

“Eu morava na zona rural e, nos anos 80 e para trás, as coisas eram muito difíceis. Trabalhava com abelha, tirava mel do mato, e sonhava em ser apicultor. Naquela região, fui o primeiro. Quando consegui as primeiras colmeias em 1997, senti firmeza que poderia ter resultado e comecei a melhorar de vida. Ainda hoje trabalho com apicultura”, contou.

O seminário reforça a importância da atividade apícola para a economia local e regional, além de promover a troca de experiências, inovação e a valorização dos pequenos produtores e das cooperativas piauienses. A programação do evento se encerra neste sábado (24).

Foto: Geirlys Silva / SAF

Compartilhar:

Mais notícias