O município de Vera Mendes realizou, nesse domingo (25), uma mobilização social em defesa da vida e dos direitos das mulheres com a corrida de rua: “Ei, mermã no enfrentamento ao feminicídio”. O evento reuniu, aproximadamente, 200 participantes em uma caminhada simbólica com balões que representavam resistência e conscientização.
Com camisetas temáticas, faixas, palavras de conscientização e muito espírito coletivo, os participantes percorreram as ruas da cidade reforçando o compromisso social no combate à violência de gênero ao tempo que explicavam a importância da luta do Femincídio Zero.
“Mais que uma corrida, essa foi uma manifestação de luta, de empoderamento e de solidariedade. Cada passo dado representa a nossa recusa ao silêncio e à omissão diante do feminicídio e de todas as formas de violência contra as mulheres”, destacou a coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres do município, Írisma Sousa.
A parceria com a Secretaria de Estado das Mulheres foi fundamental para viabilizar a ação, reforçando o papel do Estado na promoção de políticas públicas voltadas à proteção das mulheres. “Essa parceria fortalece o elo entre o poder público e a comunidade, ampliando o alcance da conscientização e levando a mensagem de enfrentamento ao feminicídio diretamente à população. A presença da sociedade nas ruas evidencia a importância de envolver todos os segmentos sociais na luta por um futuro mais justo e seguro para as mulheres”, destacou a secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa.
O prefeito de Vera Mendes, Carlos José da Silva, também esteve presente e reforçou o apoio da gestão municipal à causa. “Nossa administração apoia integralmente ações que promovam a igualdade e o respeito. Vera Mendes dá um passo importante ao colocar esse debate nas ruas, envolvendo toda a comunidade”, afirmou.
Ao final do percurso, os participantes foram recebidos com uma cerimônia de encerramento, que contou com a entrega de medalhas, troféus e brindes, reconhecendo o engajamento de todos. O evento reforça o compromisso do município com políticas públicas voltadas à segurança, dignidade e autonomia das mulheres.