Notícias

Mais de 150 mulheres participam da 1ª Corrida “Ei, mermã no enfrentamento ao feminicídio” em Luzilândia

A cidade parou para refletir sobre o enfrentamento à violência de gênero no Piauí.

O município de Luzilândia realizou, nesse domingo (25), a 1ª Corrida de Rua “Ei, mermã no enfrentamento ao feminicídio”. O evento reuniu mais de 150 mulheres em um ato simbólico de resistência, empoderamento e luta contra a violência de gênero.

A iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres em parceria com a Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi). Além de conscientizar a população, a ação também teve caráter solidário, com a arrecadação de kits de higiene pessoal que serão destinados a mulheres em situação de vulnerabilidade no município.

Para a secretária municipal de Políticas para Mulheres, Jaqkeline Aguiar, o evento foi um marco para a cidade e para a causa.

“Essa foi a nossa primeira corrida, realizada com sucesso. Mais de 150 mulheres foram às ruas do município para dizer não ao feminicídio. Contamos com total apoio da prefeita Fernanda Marques e com a parceria da Academia Yonara. Além disso, arrecadamos uma grande quantidade de material de higiene que será distribuído a mulheres em situação de vulnerabilidade. É um momento de união, força e solidariedade”, destacou a gestora.

A Corrida “Ei, mermã” é uma ação que tem sido realizada em diversos municípios do Piauí, em parceria com a Secretaria das Mulheres, e tem como objetivo ampliar o debate sobre o enfrentamento ao feminicídio, fortalecer a rede de proteção e sensibilizar a população sobre os direitos das mulheres e que ocorre em alusão ao Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, estabelecido pela lei 16.196/2017.

Ao levar essa pauta às ruas de Luzilândia, o município reafirma seu compromisso com a construção de uma cidade mais segura para as mulheres e que, de forma contínua, sensibiliza homens e mulheres em prol da causa. A ação também demonstra que políticas públicas eficazes passam pelo engajamento da sociedade e pelo apoio institucional das gestões municipais.

Compartilhar:

Mais notícias