A Secretaria da Fazenda do Piauí, a Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi) e a Secretaria de Inteligência Artificial (SIA) participaram, nesta segunda-feira (26), na Escola Fazendária, de um treinamento organizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) sobre TDR (Termo de Referência) em TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação).
Em processos licitatórios, o TDR é um documento essencial que descreve detalhadamente o objeto a ser contratado, seja um bem, serviço ou obra. Ele define as especificações, requisitos e características do objeto, permitindo que as empresas formulem propostas precisas e que a administração pública possa avaliar as ofertas de forma clara.
O treinamento foi conduzido pelo engenheiro de sistemas e mestre em Inteligência Artificial Horacio Nemeth, que atua como consultor independente do BID há dez anos.
As discussões fazem parte do programa Piauí + Digital, que contará com investimentos na ordem de US$ 62,5 milhões para projetos de transformação digital, inteligência artificial e economia digital.
“O Piauí + Digital será essencial para que o Piauí continue avançando na transformação digital do Estado, tornando a gestão cada vez mais eficiente e acessível, com foco na melhoria da administração tributária, gestão financeira e na otimização dos gastos públicos. O objetivo é oferecer serviços cada vez mais eficientes e de qualidade à população piauiense”, destacou o superintendente de Gestão da Sefaz/PI, Cristovam Cruz, que lidera as discussões.