O serviço de fonoaudiologia da Carretinha da Saúde conquistou o 1° lugar nacional da 1° edição do Prêmio Saúde Auditiva, premiação promovida pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. A certificação é voltada para o reconhecimento de ações e serviços que promovem a ampliação do acesso da população à saúde auditiva, com criatividade, inovação e relevância social.
Desde 2023, quando o serviço teve início por meio do Pacto pelas Crianças do Piauí, mais de 13 mil pequenos piauienses já passaram pelo serviço de fonoaudiologia da Carretinha da Saúde.

O secretário de Saúde, Antônio Luiz, reforçou o compromisso da Sesapi com a primeira infância. “Esse é um serviço que vem rendendo frutos desde o seu início, aproximar os serviços de saúde especializados das nossas crianças garante mais qualidade de vida e cuidados com esse público. A premiação representa o reconhecimento da importância desse serviço e nós como Sesapi estamos orgulhosos e sempre buscando melhorá-lo para que seus impactos sejam ainda mais positivos”, disse o gestor
A superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos, destaca que a premiação só reforça o impacto social que o serviço vem levando para os pequenos piauienses de todo o estado.
“O certificado reafirma a ajuda que o serviço vem levando para o interior do estado, garantindo o acesso ao atendimento especializado mais próximo da casa dessas crianças e nos incentiva a evoluir ainda mais esse serviço, ajudando a mais crianças, não somente na área da fonoaudiologia, mas em toda a gama de serviços que a carretinha oferece”, ressaltou a superintendente.

Receberam os certificados Ana Maria Baima, Isis Bheatriz Costa e Ana Paula Pinho, fonoaudiólogas das equipes da Carretinha da Saúde. A entrega dos certificados contou ainda com a presença do secretário de Saúde Antônio Luiz e da professora Dra. Karina Carvalho, presidente da comissão de audiologia do Piauí e representante do Conselho Regional de Fonoaudiologia da 8ª região.

“O Piauí mais uma vez vem como referência no cuidado com a primeira infância, seguiremos juntos nesse trabalho, melhorando cada vez mais a assistência para nossas crianças”, ressaltou Isabel Fonteles, coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí.