Equipe da Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi) participou da Audiência Pública realizada no Plenário da Câmara Municipal de Altos nesta terça-feira (27). O objetivo foi discutir e debater políticas públicas voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher e ao abuso sexual contra crianças e adolescentes no município.
A pauta da audiência pública abordou questões urgentes e complexas que afetam diretamente a vida de mulheres, crianças e adolescentes. Durante o encontro, a Sempi defendeu que o enfrentamento à violência de gênero e ao abuso sexual exige um olhar integrado e multidisciplinar, que envolva não apenas ações repressivas, mas também políticas de prevenção, acolhimento e acompanhamento das vítimas. O fortalecimento dessas políticas públicas é essencial para garantir direitos humanos básicos, promover a justiça social e construir uma sociedade mais segura e inclusiva.

“Viemos a convite da Câmara Municipal de Altos, por meio da vereadora Márcia Beatriz, e essa audiência promoveu a escuta de várias instituições que compõem a rede de atendimento a meninas e mulheres, como a Defensoria Pública, o Ministério Público e a Secretaria de Segurança. Foram apresentados dados importantes, por exemplo, Altos é o oitavo município do Piauí com maior número de boletins de ocorrência de denúncias de violência contra a mulher, e o quinto em medidas protetivas. Estamos dialogando sobre a importância e a necessidade de avançar nas políticas públicas municipais. Já saímos da audiência com a proposta de fortalecer ainda mais a rede de atendimento às mulheres em situação de violência, para que possamos oferecer um serviço mais acolhedor e efetivo”, destacou a secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa.

A secretária ressaltou ainda que a audiência representa um passo fundamental para o fortalecimento das ações integradas no município, promovendo a proteção, o acolhimento e a garantia dos direitos das mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência. A Secretaria das Mulheres reafirma seu compromisso em trabalhar continuamente pela construção de uma sociedade mais segura, justa e igualitária para todos.