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Caravana da Cidadania leva serviços essenciais ao Jacinta Andrade e fortalece vínculo com a população

O evento é uma iniciativa da Secretaria da Administração com a participação de diferentes órgãos estaduais.

A Caravana da Cidadania movimentou o Residencial Jacinta Andrade, na zona norte de Teresina, nesse sábado (31), com uma grande força-tarefa de atendimentos gratuitos oferecidos pelo Governo do Estado. Durante todo o dia, moradores da região aproveitaram os diversos serviços disponíveis, que incluíram desde a emissão de documentos até atendimentos em saúde e atividades voltadas ao bem-estar.

A Caravana da Cidadania é uma iniciativa da Secretaria da Administração (Sead). A ação ocorreu na rua Governador Humberto de Arêa Leão, das 8h às 17h, e integrou a programação das ações itinerantes com o objetivo de aproximar a gestão pública da população, promovendo inclusão social e ampliando o acesso da comunidade aos serviços do Estado.

Entre os serviços mais procurados estavam a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional, a carteira do autista, o passe livre e o passe de cultura. Os moradores também contaram com atendimentos médicos do Piauí Saúde Digital, serviços da Junta Militar, do Detran, da concessionária Águas de Teresina, além de orientações e suporte para acessar o aplicativo Gov.pi Cidadão.

A ação também proporcionou acesso a uma lan house social e momentos de lazer e cuidado pessoal com serviços de corte de cabelo, penteado afro, maquiagem, limpeza facial, esmaltação de unhas, pintura de rosto, além de atividades recreativas para crianças. Também foram realizados testes de glicemia, aferição de pressão arterial, orientações nutricionais e distribuição de mudas de plantas.

O secretário da Administração do Piauí, Samuel Nascimento, destacou o impacto social da iniciativa. “A Caravana da Cidadania é uma demonstração prática do nosso compromisso com uma gestão pública mais humana e acessível. Levar esses serviços até as comunidades é garantir dignidade, fortalecer o vínculo entre governo e cidadão e fazer com que as políticas públicas cheguem a quem mais precisa”, afirmou o gestor.

Para a moradora Evelyn Mariane, a ação foi uma oportunidade valiosa. “Foi tudo muito organizado. Consegui fazer os atendimentos que eu queria e teve coisa para as crianças também. É muito bom quando o governo vem até a gente com esse tipo de serviço. Ajuda demais”, comemorou a participante.

A diretora de Atendimento ao Cidadão da Sead, Conceição Andrade, reforçou o papel da caravana como uma estratégia de inclusão. “Nosso trabalho é garantir que as pessoas tenham acesso aos seus direitos de forma simples e eficaz. A ação é mais do que um evento: é uma ferramenta de transformação social que escuta e acolhe as necessidades reais da população”, explicou a gestora.

Esta edição da Caravana da Cidadania contou com a parceria das Secretarias da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), da Justiça (Sejus), Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semahr), Saúde (Sesapi), Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco, Empresa de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (Etipi), Detran, Águas de Teresina e Junta Militar.

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