Notícias

Quitanda da Rede Clube completa um ano fortalecendo a agricultura familiar e a geração de renda

Feira em parceria com a Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) é voltada ao público interno da emissora reúne produtores para promoção e comercialização de produtos da agricultura familiar.

A Quitanda da Agricultura Familiar completa, nesta sexta (12), o primeiro ano de parceria da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) com a Rede Clube, com o projeto Quitanda da Clube. A ação faz parte do Programa de Valorização da Agricultura Familiar para facilitar a comercialização dos produtos dos agricultores no entorno de Teresina.

A secretária da SAF, Rejane Tavares, celebra o aniversário da Quitanda da Rede Clube e reforça que a emissora foi a primeira empresa a aderir à feira dos agricultores familiares. Ela aponta o sucesso na realização da quitanda com empresas privadas como forma de ampliar oportunidades de comercialização.

WhatsApp Image 2024-07-12 at 11.54.15 (1).jpeg

“A gente conseguiu, por meio da estratégia da Quitanda, abrir portas de empresas privadas para receber os agricultores familiares. E aqui na Rede Clube foi muito bom, porque a emissora abraçou de fato o projeto, incentivou, foi às comunidades conhecer a produção, o processo produtivo, há uma interação muito grande aqui entre os agricultores familiares e os funcionários da TV Clube. Então é uma das principais experiências da gente que vem dando certo. Um ano a gente mostra que tem sustentabilidade, que o projeto se consolidou aqui dentro da empresa e que os agricultores ficam extremamente satisfeitos”, apontou a secretária.

Wilson Chaves é um dos agricultores do chamado Cinturão Verde, região que compreende a zona rural de Teresina e cidades vizinhas. Por meio da Quitanda da Agricultura Familiar, ele faz parte da cadeia de ovinos, e leva às feiras uma variedade de carnes. Para Wilson, o projeto é mais uma fonte de renda para vender os produtos.

WhatsApp Image 2024-07-12 at 11.54.22 (1).jpeg

“Tem sido muito bom, é uma parceria que está dando certo, tem ajudado muito a trazer o produto diretamente ao consumidor. Do início até hoje foi muito bom para gente também, foi bem divulgado, tem ajudado muito na venda dos produtos, o pessoal procura pelo Instagram, procura pelas feiras, quer saber onde é que tem a feira para ir junto, participar também, fazer as compras. É uma coisa que está dando certo, a gente espera que continue, que a gente está junto”, disse.

Para Eulália Vasconcelos, coordenadora de ESG Somos Mais – programa da Rede Clube que incentiva a alimentação saudável e o apoio ao trabalho da agricultura familiar regional, a Quitanda aproxima o produtor do consumidor e estimula a troca de conhecimento sobre os alimentos comercializados.

WhatsApp Image 2024-07-12 at 11.54.17 (2).jpeg

“A Quitanda traz a agroecologia, traz o pequeno produtor, a gente aproxima o pequeno produtor dos nossos funcionários e a gente também leva comida saudável para as nossas famílias. A partir da venda direta, as pessoas buscam conhecer como é o alimento que é consumido, tira dúvidas sobre armazenamento e a riqueza nutricional. É uma oportunidade única de conhecimento”, destaca.

Quitanda da Agricultura Familiar

Atualmente, 24 grupos e coletivos da agricultura familiar estão regulamentados para atuar no projeto, que além das empresas, leva produtores para as feiras públicas e condomínios. De acordo com o levantamento realizado pela Diretoria de Parcerias Empresariais da SAF, a Quitanda da Agricultura Familiar movimentou mais de R$ 600 mil no primeiro ano.

WhatsApp Image 2024-07-12 at 11.54.14.jpeg

Compartilhar:

Mais notícias