O projeto Trans-Forma-Ação- Terapia em Grupo, exclusivo para servidores e beneficiários do convênio Iaspi Saúde – Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Piauí, amplia o atendimento para crianças e adolescentes. Implantado em 2020, o projeto inova neste momento ao abrir turmas específicas para a faixa etária de 10 a 22 anos. É mais um benefício que o Iaspi Saúde oferece a seus usuários, desenvolvendo em parceria com a rede credenciada nova forma de atendimento e acompanhamento psicoterápico através de terapia em grupo.
O ponto de partida do projeto é a promoção da saúde e bem-estar, através de orientação às pessoas para aprenderem a lidar com suas emoções e trabalharem o caminho do autoconhecimento. A psicóloga Kyslley Urtiga, responsável pela clínica parceira, destaca que essa expansão visa atender às necessidades específicas dos diferentes grupos etários, garantindo um cuidado mais adequado e eficaz.
“O projeto Trans-Forma-Ação entra em um novo momento, abrangendo um atendimento voltado para todo o público, que será selecionado e organizado em grupos conforme a faixa etária. Estamos atendendo grupos com crianças, adolescentes, jovens adultos, adultos de 40 a 60 anos e idosos, todos programados e organizados por psicólogos que farão o manejo terapêutico de acordo com a demanda de cada paciente”, informa Kyslley.
O objetivo é levar saúde e bem-estar aos participantes por meio da interação, com o intuito de orientar a lidar com as emoções e a trilhar o caminho do autoconhecimento. De caráter contínuo, os grupos terapêuticos possuirão, no máximo, 10 participantes, com sessões que durarão em média 1h e 30min, uma vez por semana.
Para participar das terapias em grupo, os beneficiários e dependentes do Iaspi Saúde devem se inscrever pelo site www.clinicacuidarte.com.br. Após preencher o cadastro, devem se direcionar à clínica com o encaminhamento médico para psicoterapia. A necessidade de cada paciente será avaliada em uma consulta individual.
“Quando o beneficiário chega à clínica, ele é atendido de forma individual, quando será feita a triagem e será colocado no grupo específico indicado pela idade e pela demanda apresentada”, esclarece Kyslley Urtiga.
Segundo a diretora-geral do Iaspi, médica oncologista Daniele Aita, não haverá custo a mais para o servidor. “O Iaspi oferece mais este benefício tendo o compromisso social de cuidar da saúde mental dos seus usuários, abrindo mais um canal de comunicação com a sociedade. O projeto foi desenvolvido pela equipe da Cuidarte, que conta com cerca de 30 profissionais na área da Psicologia e é exclusivo para os beneficiários do Instituto”, lembra Daniele.
“O Iaspi e o Governo do Estado se preocupam com a saúde mental dos servidores e, através desse programa, buscamos ampliar esse canal de comunicação com as pessoas, cuidar também da mente dos servidores de maneira contínua e orientada, pensando nas necessidades de cada idade através dos diversos grupos. As inscrições já estão abertas”, reforça a gestora.