O Conselho de Desenvolvimento Industrial do Estado do Piauí (Codin) aprovou, nesta segunda-feira (25), a concessão de incentivos fiscais para cinco empresas investirem no Piauí. Entre as empresas, estão a implantação do frigorífico da empresa Nutriza, em Uruçuí, do grupo Tomazini, com capacidade para abater 500 mil aves por dia. O empreendimento prevê a geração de mais de 20.000 empregos, sendo 3.500 empregos diretos e 17.500 empregos indiretos.
Segundo o secretário da Fazenda, Emílio Júnior, que preside o Codin, esse empreendimento irá transformar a economia da região, gerando oportunidades e garantindo renda para milhares de famílias piauienses. “Essa obra já está gerando milhares de empregos desde a construção, sendo que a previsão é ampliar a oferta de empregos quando da operacionalização”, enfatiza Emílio Júnior.

O governador Rafael Fonteles participou do lançamento da pedra fundamental da agroindústria Nutriza Nordeste S/A, em maio do ano passado. E já esteve no local, em junho deste ano, verificando as obras de construção do Complexo Industrial Nutriza Alimentos Nordeste S/A, onde será instalado o frigorífico, pois considera um passo decisivo para o fortalecimento da cadeia produtiva de alimentos no Piauí.
Além dessa empresa, também foi aprovada a concessão de incentivos para implantação dos seguintes empreendimentos: uma fábrica de sacos para lixos, no Pólo Industrial de Teresina; implantação de um fábrica de águas envasadas, em Geminiano; e uma fábrica de aditivos de uso industrial, em Oeiras. Além disso, ainda foi aprovada a concessão do benefício para ampliação de uma indústria metalúrgica/esquadria de metal, em Valença do Piauí.

Participaram da reunião, o presidente da Comissão de Assessoramento Técnico (Cotac) do Codin, Orisvaldo Teixeira Mineiro, além de representantes dos seguintes órgãos: Secretaria de Planejamento (Seplan), Enia Jéssica de Lima; da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), Ulysses Moraes; da Secretaria do Agronegócio (Seagro), Alípio Paiva Filho; da Agência Fomento e Desenvolvimento do Estado (Badespi), Marcelo Jannotti; da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi), Robério Cantalice; do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Jairo Ibiapina; da Associação Piauiense dos Municípios (APPM), Luciano Vieira; da Investe Piauí, Ícaro Carvalho; e do Centro de Indústrias do Estado do Piauí (CIEPI), Frederico Musso.
