A ação é resultado da parceria com os Correios (que atua em todo o Brasil e nos 224 municípios) e uma resposta à grave crise enfrentada pelo Rio Grande do Sul devido às chuvas e inundações. A entrega foi realizada pela secretária da Sempi, Zenaide Lustosa, que destacou a importante participação de todos na Corrida e a ampliação de ações necessárias no enfrentamento à violência contra mulheres em abrigos.
“As recentes notícias de estupros de mulheres desabrigadas em centros de acolhimento devido a catástrofes ressaltam a necessidade urgente de incluir uma abordagem de gênero nas respostas a desastres e de implementar medidas protetivas emergenciais”, ressalta Zenaide, acrescentando ainda que “as populações em situação de vulnerabilidade social, que já enfrentam diversas formas de violência, são as mais afetadas por desastres climáticos”.
O Governo do Piauí, através da Sempi, continua a promover ações coordenadas que visam a conscientização sobre a violência contra a mulher e assistência prática e humanitária a comunidades em situação de adversidade.
