A Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado do Piauí (Agrespi) recebeu, nesta quarta-feira (17), uma comitiva do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O objetivo foi realizar um diálogo técnico voltado ao fortalecimento das ações de água, saneamento, prevenção a riscos e preparação para desastres no estado.
No encontro, a Agrespi detalhou seu papel na regulação e fiscalização dos serviços de água e esgoto nos 224 municípios piauienses e na zona rural de Teresina. A reunião também serviu para identificar oportunidades de cooperação com o Unicef para melhorar o acesso à água potável, saneamento seguro e a resiliência climática, especialmente para crianças e adolescentes.

“É uma honra para a Agrespi dialogar com o Unicef sobre temas tão estratégicos. Nossa missão é garantir que os serviços de água e esgoto sejam prestados com qualidade e transparência. Ao construir essa ponte com organismos internacionais, ampliamos nossa capacidade de promover saúde, dignidade e qualidade de vida para toda a população, começando pelos mais vulneráveis”, destacou a diretora-geral da Agrespi, Thaís Araripe.
Durante a reunião, a comitiva apresentou o programa do Unicef no Brasil, que inclui iniciativas voltadas à redução de desigualdades no acesso ao saneamento básico e ao fortalecimento da capacidade de adaptação dos municípios frente às mudanças climáticas.
Matheus Passos, oficial de Água, Saneamento e Higiene da comitiva, ressaltou a importância do encontro. “Entender o papel da Agrespi na regulação do saneamento é fundamental para que possamos alinhar esforços e oferecer cooperação técnica. Nosso objetivo é somar forças para que as políticas públicas cheguem às crianças e adolescentes do Piauí, garantindo um futuro mais saudável e seguro para todos”.
O diálogo abre caminho para futuras parcerias institucionais, compartilhamento de dados, capacitações técnicas e integração de agendas que priorizem o acesso universal à água potável e ao esgotamento sanitário.
