Notícias

Fapepi destina apoio financeiro ao maior evento de matemática do Piauí

Fundação destinou R$ 18,5 mil por meio do programa de apoio à realização de eventos científicos, de divulgação científica e tecnológica.

Teresina está sediando, até o dia 26 de setembro, a XIII Jornada de Matemática da UFPI (JMATUFPI), maior evento científico do estado voltado à pesquisa em matemática. O evento conta com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapepi), que destinou R$ 18,5 mil por meio do programa de apoio à realização de eventos científicos, de divulgação científica e tecnológica. O aporte foi decisivo para garantir a abrangência da edição de 2025.

Realizada anualmente pelo programa de pós-graduação em Matemática da Universidade Federal do Piauí, a jornada chega à 13ª edição consolidada como o principal espaço de discussão acadêmica e científica no campo da matemática no Piauí. A programação inclui 42 palestras, dez conferências plenárias, cinco sessões temáticas, além de apresentação de pôsteres, que contarão com participantes de diferentes regiões do país.

Fotos: Maria Catiany.

Na cerimônia de abertura, realizada no Centro de Ciências da Natureza da UFPI na última terça-feira, estiveram presentes o presidente da Fapepi, João Xavier, o diretor técnico-científico da fundação, Pedro Soares, o vice-reitor da universidade, Edmilson Moura, e o diretor do CCN, Humberto Soares, além de estudantes, pesquisadores, professores e organizadores do evento.

De acordo o presidente da Fapepi, João Xavier, a fundação tem um papel estratégico no investimento em ciência e tecnologia. Destacando também a importância da matemática frente aos avanços da inteligência artificial e afirmou que a fundação tem buscado ampliar recursos para apoiar eventos científicos de grande impacto no Piauí.

“O evento além de fortalecer a produção científica no estado, também tem impulsionado a formação de novos pesquisadores. Com o apoio de instituições estratégicas, como a Fapepi e a Capes, o evento tem promovido a troca de experiências, ampliado redes de colaboração e estimulado o interesse pela matemática, aproximando diferentes segmentos da comunidade científica”, ressaltou João Xavier.

 

Compartilhar:

Mais notícias