A Secretaria da Segurança Pública, por meio do Instituto de Identificação Digital “Félix Pacheco” (IIDFP) em parceria com o Instituto Federal do Piauí (IFPI), lançou, nesta segunda-feira (6), o projeto “Identificação Civil e Cidadania”. O objetivo é promover a identificação civil e cidadania da comunidade acadêmica do Instituto Federal.
O lançamento do projeto ocorreu no prédio da Reitoria do IFPI, em Teresina, e contou com a presença do secretário da Segurança Pública, Chico Lucas, do diretor do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco, Marcelo Mascarenha, e do reitor do IFPI, Paulo Borges.
A emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) será realizada em todos os 21 campi do Instituto Federal ao longo de 2024. O cronograma inicial contempla Teresina (reitoria) de 6 a 8 de maio, Teresina Central de 13 a 15 de maio, Teresina zona sudeste de 20 a 22 de maio e Teresina zona sul de 27 a 31 de maio, expandindo-se, posteriormente, por todo o estado.
“O Instituto de Identificação Digital irá percorrer os 21 campi do IFPI para fazer a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional, atendendo estudantes, professores, servidores e membros da comunidade escolar nos arredores dos campi. É uma maneira de estarmos mais próximos da população, disponibilizando mais postos de atendimento à sociedade”, afirmou o diretor do Instituto de Identificação, Marcelo Mascarenha.
Segundo Chico Lucas, o Piauí tem se destacado no cenário nacional no que diz respeito à emissão da nova CIN. “Somente em abril deste ano, foram emitidas 56 mil carteiras de identidade em todo o Estado. Estamos fortalecendo essa política pública com a implantação de novos postos em diversos municípios do Piauí, além da gratuidade na emissão da primeira via desde o ano passado. Essas medidas têm garantido um número expressivo de atualizações e estamos otimistas que cumpriremos a meta do governador Rafael Fonteles”, pontua o gestor.
Para solicitar a emissão da Nova Carteira de Identificação, são necessários os seguintes documentos: Certidão de Nascimento ou Casamento atualizadas com o selo de verificação, comprovante de residência e CPF.