Notícias

Barragem de Atalaia: sorteios das 88 casas para reassentamento marca mais uma etapa da construção do reservatório

Um dos assentamentos será em Corrente e o outro, em Sebastião Barros.

O Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) anuncia mais uma etapa da construção da Barragem de Atalaia: o sorteio das casas dos dois assentamentos para os deslocados das áreas que serão alagadas. Um dos assentamentos será em Corrente e o outro, em Sebastião Barros. Os eventos acontecerão com a presença de representantes do Idepi e do Ministério Público.

O sorteio das 44 casas do assentamento de Corrente acontecerá às 9h, na Igreja Congregação Filadélfia, no Povoado Barra do Rio. Já o sorteio do assentamento de Sebastião Barros será às 14h30, na Igreja Assembleia de Deus, no Povoado Várzea Grande.

PAREDE ATALAIA 2.jpeg

“A presença do representante do Ministério Público no evento reforça o compromisso da instituições em garantir transparência e justiça no processo de realocação”, afirmou o diretor-geral do Idepi, Felipe Eulálio.

– A BARRAGEM DE ATALAIA –

O Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) retomou as obras da Barragem de Atalaia, um empreendimento de suma importância para a região de Sebastião Barros e adjacências. Com um investimento de R$ 55,2 milhões provenientes do Tesouro Estadual e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), esta iniciativa visa garantir o fornecimento de água e o desenvolvimento socioeconômico da região.

Atualmente, as equipes do Idepi concentram-se na etapa de supressão vegetal, preparando o terreno para a próxima fase da construção.

ASSENTAMENTO ATALAIA.jpeg

A Barragem de Atalaia tem um coroamento que se estende por mais 2.580m e atinge uma altura de 24 m, tem capacidade de acumulação de 211 milhões de m³ de água e o sangradouro tem largura de 70m. Com mais de 80% do projeto já executado, a retomada das obras era notícia aguardada pelos moradores da região.

“A conclusão da Barragem de Atalaia não apenas garantirá o abastecimento de água, mas também abrirá novas oportunidades de crescimento e desenvolvimento para a região”, frisou Eulálio.

Compartilhar:

Mais notícias