O Grupo Estadual de Educação Fiscal do Piauí (GEFE-PI) realizará, nesta sexta-feira (14), a partir das 13h30, o I Seminário Estadual de Educação Fiscal 2025. Com o tema “Tributos e Sociedade: construindo cidadãos conscientes”, o encontro ocorre no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Piauí (OAB-PI).
Voltado para gestores, professores, universitários e estudantes do ensino médio, o seminário terá uma programação diversificada, incluindo palestras, mesa-redonda, apresentação de projetos de Educação Fiscal e ainda o sorteio de aparelhos celulares doados pela Receita Federal do Brasil.
A programação inicia com a solenidade de abertura, seguida, às 14h, da mesa-redonda “Desafios e Oportunidades na Educação Fiscal”, com a participação do secretário da Fazenda, Emílio Júnior; do secretário da Educação, Washington Bandeira; do delegado da Receita Federal do Brasil no Piauí, André Luiz; e do presidente da OAB-PI, Raimundo Júnior. A mediação será do auditor fiscal da Sefaz-PI, Willame Mazza.
Ao longo da tarde, serão realizadas as seguintes palestras:
- “Federalismo, Crise Fiscal e Reforma Tributária: Desafios para a Efetivação dos Direitos do Cidadão” – Willame Mazza, auditor fiscal da Sefaz-PI;
- “Transparência na Gestão Pública” – Leandro Maciel, procurador do Ministério Público de Contas do Estado do Piauí/TCE;
- “Tributação e Justiça Fiscal: a reforma tributária atingirá seus objetivos?” – Marciano Buffon, advogado tributário.
Também será apresentada a experiência vencedora do 2º lugar do Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2024, conduzida pela professora e coordenadora do Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Mário Raulino (Altos), Ravena Frota.
O seminário é promovido pelo GEFE-PI, grupo formado pela Sefaz, Seduc e Receita Federal do Brasil, com apoio da OAB-PI e do Canal da Educação, que fará a transmissão ao vivo.

Inscrições
As inscrições estão disponíveis no site da Escola Fazendária: https://escolafazendariaead.sefaz.pi.gov.br/.
Para se inscrever, é necessário realizar cadastro na plataforma, o que também será necessário para acessar o certificado do evento.