A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), realizada em Belém (PA), segue debatendo soluções para gestão do clima tanto em nível global quanto comunitário. Representando a Secretaria do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Sasc), a cacica Delzenir Santos, Gueguê do Sangue, Coordenadora de Políticas para o Povo Indígena, destacou o compromisso do Piauí com a agenda climática, a pauta da equidade racial e a defesa dos direitos dos povos originários.
Durante a programação do evento, a cacica Delzenir fez parte da reunião sobre Saúde Indígena, promovida pelo Secretário Nacional de Saúde Indígena, Weiber Tapeba, na OCA da Aldeia COP30. O encontro teve como foco melhorar o atendimento às populações indígenas que enfrentam os crescentes impactos da crise climática e as vulnerabilidades em seus territórios.
Na COP30, a representante da Sasc também participou do VIII Encontro Nacional de Educação Escolar Indígena, onde discutiu a proposta de um plano para a criação da Universidade Indígena, ressaltando a importância de ampliar o acesso à educação superior, valorizar os saberes tradicionais e construir políticas públicas com a participação ativa dos povos originários.

A cacica esteve presente, ainda, na reunião sobre Clima, Adaptação e Resiliência, que debateu formas de regulação, redução de riscos e estratégias de adaptação frente aos eventos climáticos extremos. O evento contou com a presença de figuras de referência, como Rui Chammas, CEO da ISA Energia Brasil; Joísa Dutra, diretora do Centro de Estudos em Regulação e Infraestrutura (FGV); Tiago Prado, presidente da EPE; e Elisângela Almeida, superintendente de Meio Ambiente, que reforçaram a necessidade de incluir diferentes setores sociais na construção de um futuro climático seguro.
Na ocasião, a coordenadora de Políticas para o Povo Indígena participou do lançamento do plano nacional “A crise climática é, antes de tudo, uma crise de saúde pública”, apresentado pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O documento foca em ações emergenciais e estruturantes para lidar com os impactos das mudanças climáticas na saúde da população brasileira.
Fechando a participação no evento, Delzenir Santos também marcou presença na entrega da Sexta Carta à Comunidade Internacional ao Presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago, momento que teve a presença da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, enfatizando a importância de uma abordagem inclusiva, transparente e previsível para enfrentar a crise climática.